Pitanga - desde a Serra da Pitanga a um município paranaense: um diagnóstico socioeconômico e geográfico
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20299Palavras-chave:
Organização socioespacial, Socioeconomia, Pitanga/PRResumo
O presente trabalho busca traçar um diagnóstico sobre as condições socioeconômicas e outros aspectos geográficos do município de Pitanga. Para tanto, se fez necessário proceder, inicialmente, aos levantamentos históricos mais importantes, pois eles permitem vislumbrar o processo de formação socioespacial municipal. Foram feitos levantamentos de dados censitários no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, além de acervos encontrados no município de Pitanga estes como fontes primárias, assim como foram executados trabalhos de campo e utilização de literatura local e regional para entender o processo histórico de ocupação e organização da municipalidade.Downloads
Referências
BALHANA, Altiva Pilatti; MACHADO, Brasil Pinheiro; WESTPHALEN, Cecília Maria. História do Paraná. 2. ed. Paraná: Grafipar, 1969
BIGG-WITHER, Thomas P. Novo caminho no Brasil meridional: a província do Paraná: três anos em suas florestas e campos 1872/1875. Curitiba: Impressa Oficial Paraná, 2001.
BORBA, Telêmaco. Actualidades Indígenas. Curitiba: Impressora Paranaense, 1908.
ESPECIAL PARANÁ CENTRO. Chuvas inundam ruas de Pitanga. Disponível em: http://www.paranacentro.com.br/noticia.php?idInsercao=2135. Acessado em: 10 jun. 2014
EURICH, Grazieli & SEBRIAN, Raphael Nunes Nicoletti. Índios Kaingáng e colonizadores: versões do conflito na Vila da Pitanga, 1923. Revista Tempo, Espaço e Linguagem (TEL), v.1, n.1, jan./jul. 2010, p.23-43.
EURICH, Grazieli. O índio no banco dos réus: historicizando o conflito entre índios Kaingang e colonos na Vila Pitanga (1923). Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em História - PPH, Linha de Pesquisa: Fronteiras, Populações e Bens Culturais, 2012.
FOLQUENIM. S. PITANGA: De ondem vem esse nome?. Disponível em: http://senifolk.blogspot.com/. Acessado em 28 de Julho de 2014.
LAMB, Roberto Edgar. Uma jornada civilizadora: imigração, conflito social e segurança publica na província do Paraná 1867 a 1882. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.
MAACK, R.. Geografia física do Estado do Paraná. Publicação Univ. Fed. Do Paraná, Curitiba, 1981 p.347.
MARTINS, Romário. Historia do Paraná. Curitiba: Travessa dos Editores, 1995.
NADALIN, Sérgio Odilon. Paraná: ocupação do território, população e migrações. Curitiba: Seed, 2001.
PAZ, Francisco. Cenários de economia e política - Paraná. Curitiba: Prephacio, 1991.
PEREIRA, Luis Fernando Lopes. Paranismo: o Paraná inventado. Cultura e imaginário no Paraná da I República. 2. ed Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1998.
PITANGA. Disponível em: http://www.pitanga.pr.gov.br/carrega_pagina.php?sessao=1&subsessao=17, Acessado em 18 de julho de 2014.
ROSSI, Giovanni. Colônia Cecília e outras utopias. Curitiba: Impressa Oficial Paraná, 2000.
SKYSCRAPERCITY. Disponível em: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1444188, Acessado em 18 de julho de 2014.
TRINDADE, Etelvina Maria de Castro; ANDREAZZA, Maria Luiza. Cultura e educação no Paraná. Curitiba: Seed, 2001.
VAZ, Terezinha Aguiar. Lendário caminho do Peabiru, na Serra da Pitanga, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diego da Luz Rocha, Naibi Souza Jayme, Nilson Cesar Fraga, Mateus Galvão Cavatorta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado










