Pitanga - desde a Serra da Pitanga a um município paranaense: um diagnóstico socioeconômico e geográfico
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20299Keywords:
Organização socioespacial, Socioeconomia, Pitanga/PRAbstract
O presente trabalho busca traçar um diagnóstico sobre as condições socioeconômicas e outros aspectos geográficos do município de Pitanga. Para tanto, se fez necessário proceder, inicialmente, aos levantamentos históricos mais importantes, pois eles permitem vislumbrar o processo de formação socioespacial municipal. Foram feitos levantamentos de dados censitários no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, além de acervos encontrados no município de Pitanga estes como fontes primárias, assim como foram executados trabalhos de campo e utilização de literatura local e regional para entender o processo histórico de ocupação e organização da municipalidade.Downloads
References
BALHANA, Altiva Pilatti; MACHADO, Brasil Pinheiro; WESTPHALEN, Cecília Maria. História do Paraná. 2. ed. Paraná: Grafipar, 1969
BIGG-WITHER, Thomas P. Novo caminho no Brasil meridional: a província do Paraná: três anos em suas florestas e campos 1872/1875. Curitiba: Impressa Oficial Paraná, 2001.
BORBA, Telêmaco. Actualidades Indígenas. Curitiba: Impressora Paranaense, 1908.
ESPECIAL PARANÁ CENTRO. Chuvas inundam ruas de Pitanga. Disponível em: http://www.paranacentro.com.br/noticia.php?idInsercao=2135. Acessado em: 10 jun. 2014
EURICH, Grazieli & SEBRIAN, Raphael Nunes Nicoletti. Índios Kaingáng e colonizadores: versões do conflito na Vila da Pitanga, 1923. Revista Tempo, Espaço e Linguagem (TEL), v.1, n.1, jan./jul. 2010, p.23-43.
EURICH, Grazieli. O índio no banco dos réus: historicizando o conflito entre índios Kaingang e colonos na Vila Pitanga (1923). Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em História - PPH, Linha de Pesquisa: Fronteiras, Populações e Bens Culturais, 2012.
FOLQUENIM. S. PITANGA: De ondem vem esse nome?. Disponível em: http://senifolk.blogspot.com/. Acessado em 28 de Julho de 2014.
LAMB, Roberto Edgar. Uma jornada civilizadora: imigração, conflito social e segurança publica na província do Paraná 1867 a 1882. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.
MAACK, R.. Geografia física do Estado do Paraná. Publicação Univ. Fed. Do Paraná, Curitiba, 1981 p.347.
MARTINS, Romário. Historia do Paraná. Curitiba: Travessa dos Editores, 1995.
NADALIN, Sérgio Odilon. Paraná: ocupação do território, população e migrações. Curitiba: Seed, 2001.
PAZ, Francisco. Cenários de economia e política - Paraná. Curitiba: Prephacio, 1991.
PEREIRA, Luis Fernando Lopes. Paranismo: o Paraná inventado. Cultura e imaginário no Paraná da I República. 2. ed Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1998.
PITANGA. Disponível em: http://www.pitanga.pr.gov.br/carrega_pagina.php?sessao=1&subsessao=17, Acessado em 18 de julho de 2014.
ROSSI, Giovanni. Colônia Cecília e outras utopias. Curitiba: Impressa Oficial Paraná, 2000.
SKYSCRAPERCITY. Disponível em: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1444188, Acessado em 18 de julho de 2014.
TRINDADE, Etelvina Maria de Castro; ANDREAZZA, Maria Luiza. Cultura e educação no Paraná. Curitiba: Seed, 2001.
VAZ, Terezinha Aguiar. Lendário caminho do Peabiru, na Serra da Pitanga, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado