Repensar o ensino de Geografia: portfólio como um instrumento de avaliação foramtiva do processo ensino-aprendizagem

Autores/as

  • Carla Adriane Lopes Gomes Navas Universidade Estadual de Londrina, UEL
  • Margarida de Cássia Campos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20285

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Avaliação Formativa, Portfólio.

Resumen

Esse artigo apresenta uma proposta interativa e criativa sobre o uso do Portfólio no Ensino de Geografia. O objetivo principal é construir e reconstruir o Portfólio como um instrumento de avaliação formativa, autoavaliação e/ou recuperação paralela do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia. A avaliação formativa é aquela que ajuda o educando a aprender e a se desenvolver, ou seja, o docente pode e deve acompanhar todos os passos de seus educandos durante o processo de ensino-aprendizagem e auxiliá-los no percurso escolar a fim de contribuir para que todos possam alcançar, com sucesso, as aprendizagens pretendidas. Partindo desse princípio, a avaliação formativa é um ponto de partida para as novas aprendizagens, ou seja, integra-se na perspectiva de um ensino diferenciado. Nesse caso, é através da construção do portfólio, que o docente terá possibilidades de acompanhar o desenvolvimento do raciocínio geográfico, por meio das relações possíveis entre o conhecimento científico da ciência geográfica e os saberes cotidianos construídos pelos alunos. Sendo assim, este estudo propõe a metodologia da pesquisa – ação como uma alternativa para a articulação entre a teoria e a prática. Essa escolha integra os objetivos de se desenvolver uma investigação científica e a necessidade de se vivenciar na prática o uso do portfólio como um instrumento de avaliação formativa no ensino de Geografia.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Adriane Lopes Gomes Navas, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Geógrafa. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Educação: Atendimento às Necessidades Especiais pela UNIVALE. Professora da Rede Pública Estadual de Londrina-PR.

Margarida de Cássia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Geógrafa. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta A do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina.

Citas

CARVALHO, Alcione Luis Pereira, FILIZOLA, Roberto. A avaliação em geografia nas séries iniciais. Curitiba: UFPR, 2005.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. et al. (org.) Ensino de Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDUCRS, 2007.

______. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós- modernidade. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André. Geografia. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.

FERNANDES, Claudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Currículo e avaliação. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. (org.). Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

HERNANDEZ, Fernando. A avaliação como parte do processo dos projetos de trabalho. In: Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.

______. O professor faz a diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. Lisboa: Lidel- Edições Técnicas, Lda. 2010.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 12 ed. – São Paulo: Cortez, 2002.

PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Educação Básica. Geografia. Curitiba: 2008.

PÉREZ GÓMEZ Ángel Ignacio. Ensino para a compreensão. In: SACRISTAN, José Gimeno (Org.). Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.

REGO, Nelson. Geografia educadora, isso serve para. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André (Org.). Geografia: prática pedagógica para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

STEFANELLO, Ana Clarissa. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. São Paulo: Saraiva, 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1998.

Publicado

2014-11-18

Cómo citar

Navas, C. A. L. G., & Campos, M. de C. (2014). Repensar o ensino de Geografia: portfólio como um instrumento de avaliação foramtiva do processo ensino-aprendizagem. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 123–139. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20285

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.