A escola itinerante do MST: notas para um debate

Autores

  • Rosana Kostecki de Lima Universidade Estadual de Londrina, UEL
  • Margarida de Cássia Campos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20284

Palavras-chave:

Escola Itinerante, Pedagogia do Movimento, Transformação Social

Resumo

No referido artigo discutiremos a pedagogia do Movimento Sem- Terra, com ênfase na ação da escola itinerante. Será apresentado a Pedagogia do Movimento e como a mesma contribui para as concepções das escolas do campo, mostrando que em uma escola do campo é fundamental o saber lutar e o saber construir ideologias e ações para um mundo mais solidário. É importante ressaltar também que o acampamento é um lugar do sonho, do conflito e da esperança, que dentre tantas outras dificuldades arrisca-se a construção de uma escola, com a finalidade de garantir o acesso a escolarização e a assimilação de conhecimentos pelos sujeitos do campo firmando a relação das famílias e a organização na comunidade, ampliando assim a consciência social e de classe dos acampados. Neste sentido, este artigo tem como objetivo debater as contribuições da pedagogia do MST, com destaque as ações das escolas itinerantes. Como caminho metodológico utilizamos levantamento bibliográfico, leitura e discussão dos textos com a orientadora e sistematização da redação final. Espera-se com esse ensaio ampliar o debate acerca dessa temática

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Biografia do Autor

Rosana Kostecki de Lima, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsista IC/UEL

Margarida de Cássia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Geógrafa. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta A do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

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Publicado

18-11-2014

Como Citar

Lima, R. K. de, & Campos, M. de C. (2014). A escola itinerante do MST: notas para um debate. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 111–122. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20284

Edição

Seção

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