O uso de sequência didática na formação inicial do professor de Geografia frente à educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.47326

Palavras-chave:

Professor de Geografia, Formação Inicial, Preparação Docente, Educação Inclusiva, Sequência Didática

Resumo

Muitos obstáculos têm-se mostrado presentes na construção do ideal de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), notadamente no ensino de Geografia. Essa situação tem provocado muitos debates, envolvendo, não apenas as instituições escolares, mas também muitos setores da própria sociedade. Diante das dificuldades apresentadas, esse estudo foi desenvolvido visando a uma reflexão intermitente acerca do processo de inclusão de alunos com NEE no ensino de Geografia, objetivando, especialmente, definir a importância da Sequência Didática como sendo um mecanismo de avaliação preliminar na preparação inicial do professor de Geografia especialmente direcionada à Educação Inclusiva. Tendo como referência as informações adquiridas com a análise dos resultados alcançados, possibilitou-se observar que com a adoção das práticas realizadas em grupo, com a participação efetiva do professor no processo de mediação pedagógica durante as fases de construção dos instrumentos de apreciação, destacou-se a preparação na formação inicial do professor de Geografia prioritariamente dirigida à Educação Inclusiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Referências

ARANHA, M. S. F. Projeto Escola Viva: o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 5 v., 2005.

BARDIN, L. L’analyse de contenu. 8ª édition corrigée. Paris: Presses Universitaires de France, 1977. 291 p.

BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.

CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino? In: Revista Terra Livre, n. 16. (p. 133-152). São Paulo, 2001.

CASTELLAR, S. M. V. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cadernos CEDES. vol.25, pp. 209-225. n.66, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200005

CHEVALLARD, Y; JOSHUA, M. A. Um Exemplo de Análise da Transposição Didática: a noção de distância. v. 3. 1. Grenobel: Le Pensée Sauvage, 1982.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; NOVERRAZ, M. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, R.; IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: Resultados do Universo. Disponível em <http://www.ibge.com.br/>. Acesso em: 21 jul. 2013.

LUCKESI, C. C. O papel da didática na formação do educador .In: CANDAU, V. M. (org.). A didática em questão. 30. ed. – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

OLIVEIRA, M. M. de. Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

REGINALDO, M. Conscientizar ou sensibilizar. 2011. Disponível em: http://mreginaldo.blogspot.com.br/2011/05/conscientizar-ou-sensibilizar.html Acesso em: 7 maio 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

VLACH, V. Papel do ensino de geografia na compreensão de problemas do mundo atual. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de agosto de 2007, vol. XI, núm. 245 (63).

ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

27-03-2023

Como Citar

Fonseca, R. L. (2023). O uso de sequência didática na formação inicial do professor de Geografia frente à educação inclusiva. Geographia Opportuno Tempore, 9(1), e47326. https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.47326