Do sentimento da natureza à sua apropriação capitalista: a sociedade e a natureza nas contribuições de Éliseé Reclus
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.17878Palavras-chave:
Éliseé Reclus, Natureza, Sociedade, GeografiaResumo
A interpretação da Natureza se configura como um dos grandes desafios nos mais diversos ramos da ciência. Trata-se de uma palavra polissêmica e que promove debates desde sua conceituação até formas de apropriação ou preservação. Na Geografia, muitas vezes a natureza é compreendida como meio ambiente e a busca pela compreensão epistemológica é deixada de lado. Buscamos sempre resgatar a complexa compreensão dos significados que o conceito de natureza, indo além da compreensão de sua materialidade. Apresentamos nesse artigo algumas contribuições de Élisée Reclus, um importante geógrafo, mais conhecido por suas ideias anarquistas do que pelas ideias de natureza. Seus escritos, no último quartil do século XIX, apresentam contribuições de suma importância para a compreensão das relações entre o homem e a natureza, tanto em sua vertente simbólica quanto pela apropriação capitalista.
Downloads
Referências
ANDRADE, Manuel Correia de (Org.). Éliseé Reclus. São Paulo: Editora Ática, 1985.
CALVINO, Ítalo. Marcovaldo ou as Estações na cidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
HENRIQUE, Wendel. O Direito e a Natureza na cidade. Salvador: EDUFBA, 2009. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523209117
MARSH, George Perkins. Man and Nature: or Physical Geography as a modified by Human action. New York: Charles Scriber, 1874.
RECLUS, Éliseé. A new Physical Geography: the Ocena, Atmosphere and Life. New Yor: D. Appleton & Company, 1886. v. 2.
RECLUS, Éliseé. Du sentimento de la nature dans le societés modernes et autres textes. Paris: Édition Premières Pierres, 2002.
RECLUS, Éliseé. L’Homme et la Terre. 2 ed. Paris: Albin Michel, 1930. 3 v.
RECLUS, Éliseé. La Terre: description des phénoménes de la vie du globe – I – Les continents. Paris: Hachete, 1874.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado