O espetáculo das estruturas simultâneas de Hans Bellmer: texto e desenho em "A anatomia da imagem" (1957)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p85Palavras-chave:
Anatomia da Imagem, Desenho, Hans Bellmer, Boneca.Resumo
Analisamos a imbricação entre as diferentes expressões (poética e intelectual) e linguagens (verbal e visual) na obra do artista alemão ligado ao Surrealismo francês Hans Bellmer. Tal atitude se relaciona com aquilo que o artista nomina de “espetáculo das estruturas simultâneas”. Relacionamos a constante alternação entre a palavra e a imagem do texto de maturidade artística Petit Anatomie de l’image (1957) com as primeiras produções de Bellmer, como a obra em aberto Die Puppe (A Boneca, 1934). Nessa publicação, Bellmer já demonstrava a supressão da imagem pela palavra. Conquanto, nas ilustrações de Petit Anatomie, observamos a constante fusão da tridimensionalidade do desenho com o texto escrito. Para a análise, selecionamos dois desenhos presentes na ilustração do próprio autor para o texto de 1957, a partir dos quais analisamos os efeitos na fruição da obra. Como material para a pesquisa, constam no nosso texto traduções de Bellmer para o inglês (2004) e o português (2019), além de fontes do catálogo visual do artista de origem francesa. Propomos, ainda, uma relação da obra de Bellmer com a filosofia da linguagem do poeta e filósofo alemão Novalis em seu Monolog (1997).
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Referências
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