Leitura de clássicos universais no ciclo da alfabetização: aprendizagem por meio da tertúlia literária dialógica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p79Palabras clave:
alfabetização, clássicos literários, leitura, tertúlia literária dialógica.Resumen
Diferentes vertentes teóricas discorrem sobre a formação de leitores no ambiente escolar. Nesse artigo, abordamos a Tertúlia Literária Dialógica, uma prática de leitura de clássicos da literatura universal que tem como um dos seus objetivos promover uma educação literária de forma crítica e dialógica, leitura essa que vai além do espaço escolar. Nesse sentido, identificaremos quais as contribuições dessa atividade de leitura para a formação de estudantes do Ciclo da Alfabetização de acordo com algumas propostas oficiais como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Abordaremos também, fundamentadas em autores como Harold Bloom, Ítalo Calvino, T. S. Eliot, Ezra Pound e Leyla Perrone-Moisés, quais as características presentes nos textos clássicos universais que justificam seu uso na Tertúlia Literária Dialógica. Esse texto apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica e evidencia que é possível um trabalho de leitura diferente dos moldes autoritários e repetitivos que ainda permeiam as salas de aula; vemos na Tertúlia Literária Dialógica, uma atividade interdisciplinar e que, à luz das propostas de Paulo Freire, possibilita estabelecer relação entre a leitura do mundo e a leitura da palavra por meio de obras literárias clássicas.
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