Leitura de clássicos universais no ciclo da alfabetização: aprendizagem por meio da tertúlia literária dialógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p79

Palabras clave:

alfabetização, clássicos literários, leitura, tertúlia literária dialógica.

Resumen

Diferentes vertentes teóricas discorrem sobre a formação de leitores no ambiente escolar. Nesse artigo, abordamos a Tertúlia Literária Dialógica, uma prática de leitura de clássicos da literatura universal que tem como um dos seus objetivos promover uma educação literária de forma crítica e dialógica, leitura essa que vai além do espaço escolar. Nesse sentido, identificaremos quais as contribuições dessa atividade de leitura para a formação de estudantes do Ciclo da Alfabetização de acordo com algumas propostas oficiais como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Abordaremos também, fundamentadas em autores como Harold Bloom, Ítalo Calvino, T. S. Eliot, Ezra Pound e Leyla Perrone-Moisés, quais as características presentes nos textos clássicos universais que justificam seu uso na Tertúlia Literária Dialógica. Esse texto apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica e evidencia que é possível um trabalho de leitura diferente dos moldes autoritários e repetitivos que ainda permeiam as salas de aula; vemos na Tertúlia Literária Dialógica, uma atividade interdisciplinar e que, à luz das propostas de Paulo Freire, possibilita estabelecer relação entre a leitura do mundo e a leitura da palavra por meio de obras literárias clássicas.

 

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Biografía del autor/a

Thais Aparecida Bento Reis, Universidade Federal de Alfenas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas.

Vanessa Cristina Girotto, Universidade Federal de alfenas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Universidade Federal de Alfenas.

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Publicado

16-12-2019

Cómo citar

Reis, Thais Aparecida Bento, y Vanessa Cristina Girotto. «Leitura De clássicos Universais No Ciclo Da alfabetização: Aprendizagem Por Meio Da Tertúlia literária dialógica». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 37, diciembre de 2019, pp. 79-93, doi:10.5433/1678-2054.2019v37p79.