A intrínseca relação entre texto e imagem em “Mineirinho”, de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v32p43Palabras clave:
Mineirinho, Texto, Imagem, Linguagem, Clarice LispectorResumen
O resgate visual, decorrente de uma das ações dos sentidos e recuperada pela memória, pode desencadear sensações diferenciadas em relação a uma imagem específica. Calcado nesta afirmativa, o estudo pretende abordar a visão da escritora Clarice Lispector, ante a morte do bandido carioca Mineirinho e a reconstrução deste fato, em sua crônica, a partir dos relatos e descrições jornalísticas, bem como da imagem de Mineirinho morto, veiculada por alguns jornais da época, na arquitetura de seu discurso que associa, de maneira distinta, a relação análoga entre texto e imagem. Para alcançarmos esta compreensão, somos conduzidos a explorar, através dos mecanismos da linguagem, os processos comunicativos que vão auxiliar a construção dialógica existente entre a produção do discurso literário e sua relação com os recursos psíquicos da memória, em sua atuação de resgate e captação das informações/ imagens, resultante das inúmeras sensações provocadas pela brutalidade das ações, aliadas ao impacto do registro fotográfico do corpo de Mineirinho cravejado de balas. Nesse sentido, as teorias de Mikhail Bakthin (1997), Roman Jackobson (2003), G. E. Lessing (1998), Luiz Alfredo Garcia-Roza (1984) sobre as teorias de Freud e Alfredo Bosi (1974) irão constituir as bases mais específicas de nossa pesquisa.Citas
BOSI, ALFREDO. “Imagem e discurso”. Discurso (São Paulo), v. 5, n. 5, p. 65-85, 1974. Disponível em . Acesso em 02 jun. 2016.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.
JACKOBSON, Roman. Línguística e comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cutrix, 2003.
LESSING, G.E. Laocoonte: ou sobre as fronteiras da poesia e da pintura. Trad. Marcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.
LISPECTOR, Clarice. Outros Escritos. Teresa Montero e Lícia Manzo, orgs. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer. São Paulo: Rocco, 1999.
Mineirinho morreu com oração e recorte no bôlso. Diário Carioca: jornal eletrônico da Biblioteca Nacional Digital, Rio de Janeiro, ed. 10468 (1), p.10, maio 1962. Disponível em . Acesso em 10 maio 2016.
Mineirinho sem sete vidas. JornaldoBrasil: jornal eletrônico da Biblioteca Nacional Digital, Rio de Janeiro, ed. 00099, p. 1, mai., 1962. Disponível em . Acesso em 10 maio 2016.
OLIVEIRA, Andrey Pereira de. Laooconte, de Lessing, passagem obrigatória: algumas reflexões sobre palavra e imagem. Graphos (João Pessoa), vol. 12, n. 2, 2010. Disponível em . Acesso em 01 jun. 2016.
RODRIGUES, Aline. Blog Tribarte Clarice Lispector em defesa dos direitos humanos, 2014. Disponível em . Acesso em 20 maio 2016.
ROSENBAUM, Yudith. A ética na literatura: leitura de “Mineirinho”, de Clarice Lispector. Estudos Avançados (São Paulo), v. 24, n. 69, p. 169-182, 2010. Disponível em . Acesso em 19 jul. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.