Uma Sinfonia Intertextual: Cinema, Quadrinhos e Televisão - Uma composição de Futuro Presente em Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2007v11p20Palabras clave:
Cinema, Televisão, IntertextualidadeResumen
Numa época em que media e comunicação de massa ainda não faziam parte do vocabulário cotidiano brasileiro, Monteiro Lobato, em sua primeira obra destinada às crianças, Reinações de Narizinho, traz para o público brasileiro, transformando o texto cinematográfico em texto literário, Tom Mix, uma das maiores lendas dos faroestes norte-americanos, personagem que, à época, fortalecia um novo mercado consumidor em franca expansão: a indústria cinematográfica. Posteriormente, transpõe também do cinema, mas ainda dos quadrinhos e das telas experimentais da televisão para dentro deReinações o Gato Félix, um gato preto de olhos enormes, popular até os dias de hoje.Descargas
Citas
BARROS, Diana Pessoa de e FIORIN, José Luiz, orgs. 1994. Dialogismo, polifonia, intertextualidade. Em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp. orelhas.
DANTAS, Paulo. 1982. Monteiro Lobato, painel 100. In: Vozes do tempo de Lobato. Brasil: Traço. 11- 43.
DATAS que vale a pena lembrar. 1923. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/almanaque/folhinha.htm. Acesso em 23 jul. 2005.
DEBUS, Eliane Santana Dias. A trajetória da literatura infantil de Monteiro Lobato na televisão. Disponível em http://www.leitoreselivros.com.br/home.php?page=textos&idsecao=1. Acesso em 14 out. 2004.
FÁVERO, Leonor Lopes. 1994.Paródia e dialogismo. In: Dialogismo, polifonia, intertextualidade. Em torno e Bakhtin. BARROS, Diana Pessoa de e FIORIN, José Luiz (Orgs.). São Paulo: Edusp/ 49-61.
GERSTEIN, David. The classic Felix the Cat page, a Pat Sullivan comic. Disponível em http://www.felix.goldenagecartoons.com. Acesso em 16 abr. 2005.
JENNY, Laurent. 1979. A estratégia da forma. In: Poétique. Intertextualidades. Revista de teoria e análise literárias v. 27. Trad. Clara Crabbé Rocha. Coimbra: Livraria Almedina. 5-49.
KRISTEVA, Julia. 1974. La révolution du langage poétique. L’avant-garde a la fi n du XIXe. Siècle: Lautréamont et Mallarmé. Paris: Seuil.
KRISTEVA, Julia. 1970. Une Poétique Ruinée. (Présentation). In: BAKHTINE, Mikhail. La poétique de Dostoievski. Traduit du russe par Isabelle Kolitcheff. Paris: Seuil, 1970: 5-21.
LEONEL, Maria Célia. 2000. Guimarães Rosa: Magma e gênese da obra. São Paulo: UNESP.
LOBATO, Monteiro. 1969. A barca de Gleyre. 1º Tomo. São Paulo: Brasiliense.
LOBATO, Monteiro. 1964. A barca de Gleyre. 2º Tomo. São Paulo: Brasiliense.
LOBATO, Monteiro. 1959. Reinações de Narizinho. 18. ed. São Paulo: Brasiliense, 1959.
LOBATO, Monteiro. 1970. Cartas Escolhidas. 6. ed. São Paulo: Brasiliense.
LOPES, Edward. 1994. Discurso Literário e dialogismo em Bakhtin. In: Dialogismo, polifonia, intertextualidade. Em torno e Bakhtin. BARROS, Diana Pessoa de e FIORIN, José Luiz, orgs. São Paulo: Edusp. 63-81.
NORRIS, M. G. Tom Mix. Disponível em http://www.surfnetic.com/chuck/tommix.htm. Acesso em 18 out. 2004.
O GATO Félix. Disponível em http://ninushka.vilabol.uol.com.br/famosos.html. Acesso em 12 out. 2004.
O GATO FÉLIX. Disponível em http://quadrinhos.blogspot.com. Acesso em 12 out. 2004.
O PSEUDÔNIMO esquecido de Drummond. In: Curiosidades realmente curiosas. Disponível em http://www.geocities.com.SoHo/5537/curio2.htm. Acesso em 23 jul. 2005.
PAZ, Octavio. 1982. A Consagração do Instante. In: PAZ, Octavio. 1982. O arco e a lira. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 225-240.
PEIXOTO, Silveira. 1982. Vida, paixão e morte de Lobato. In: DANTAS, Paulo (Org.). Vozes do tempo de Lobato. Brasil: Traço. 83-106.
PLATÃO. Górgias ou A oratória. 1970. Tradução, apresentação e notas de Jaime Bruna. São Paulo: Difusão Européia do Livro.
VIEIRA, Ney. 2000. Unidade e multiplicidade: o papel da “República das Letras” e a função intelectual na República Velha – 1889-1922. Tese em Sociologia. UNESP – Araraquara.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.