Da cultura de massas à cibercultura: o texto da cultura e as redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2025vol45n1p70Palavras-chave:
comunicação, cibercultura, texto da cultura, redes sociaisResumo
Este trabalho aborda as transformações na comunicação contemporânea decorrentes da transição da cultura de massas (Morin 1986; 1988) para a cibercultura (Trivinho 2007; 2022), com destaque para o impacto das redes sociais na dinâmica dos processos comunicativos contemporâneos. Compreende-se as redes sociais por agrupamentos complexos, formados por interações sociais, apoiadas em tecnologias digitais, que desenvolvem padrões para troca de informação, reconfigurando a comunicação na cibercultura. A argumentação é de cunho teórico e crítico, fundamentando-se em uma abordagem interdisciplinar, que reflete sobre o texto da cultura (Lotman 1979; Baitello Jr. 1997; Contrera 1996; 2002) em oposição a um contexto de época dramaticamente marcado pela seca dos sentidos e pela visibilidade mediática (Trivinho 2007; 2022). Considerando que as redes sociais são objetos rebeldes (isto é, movimentam-se com velocidade ímpar no ciberespaço), o estudo concentra-se na demonstração de como as redes sociais são categoriais de uma época (isto é, produtos que explicam simbolicamente a era vigente) e no impacto do fenômeno nos processos comunicativos da sociedade tecnológica atual.
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