Literatura e tecnocultura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n1p5Palavras-chave:
literatura, tecnoculturaResumo
Os artigos reunidos neste volume oferecem ao leitor uma perspectivação das formas como o horizonte tecnocultural contemporâneo vinca profundamente as práticas de criação literária. Nesse sentido, um problema recorrente consiste na busca de modos de apreensão conceitual de fenômenos que esgarçam as linhas imaginárias que até então circunscreviam as formas literárias.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009. 25-54.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Trad. Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FLUSSER, Vilém. A escrita – Há futuro para a escrita? Trad. Murilo Jardelino da Costa. São Paulo: Annablume, 2010.
FLUSSER, Vilém. O último juízo: gerações II: castigo e penitência. Rodrigo Maltez Novaes e Rodrigo Petronio, orgs. São Paulo: É Realizações, 2017.
GARCÍA-CANCLINI, Néstor. Leitores, espectadores e internautas. Trad. Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras, 2008.
KAMPER, Dietmar. Mudança de horizonte: o sol novo a cada dia, nada de novo sob o sol, mas. Trad. . São Paulo: Paulus, 2016.
KITTLER, Friedrich. A verdade do mundo técnico: ensaios sobre a genealogia da atualidade. Hans Ulrich Gumbrecht, org. Trad. Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.
ULM, Hernán Rodolfo. Rituales dela percepción: artes, técnicas, políticas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Livros UNA, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Barbara Marques, Alex Sandro Martoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.