Literatura, sertão e linguagem: o famigerado estilo experimental de Guimarães Rosa em Primeiras estórias
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2020v38p9Palavras-chave:
Linguagem, Sertão, Escrita experimental, Guimarães RosaResumo
Este trabalho toma como corpus o conto “Famigerado”, do livro Primeiras estórias (1988), de Guimarães Rosa e tem como base a escrita do autor e a postura estética por ele assumida. Nesse sentido, o objetivo do ensaio é analisar a linguagem empreendida por Guimarães nesse conto e as implicações dela para a narrativa, assim como a relação com o espaço no qual ele é ambientado, o sertão. Para tal, foram utilizados Bosi (1985) e Coutinho (2004), cujos estudos voltam-se à historiografia da literatura brasileira, dando margem à compreensão do encadeamento de eventos literários nacionais; ainda, Gotlib (1998) e Castro (1993), que dão suporte à análise da estrutura do conto de um modo geral e daqueles feitos por Rosa (1988); Bachelard (2008) e Brandão (2013), que se dedicam à investigação do espaço fundado na literatura a partir do imaginário; e, por fim, Vanoye (1987) e Holanda (1992), cujos textos dão conta da experiência da linguagem.Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Cultrix,1985.
BRANDÃO, Luis Alberto. Teorias do espaço literário. São Paulo: Perspectiva, 2013.
CASTRO, Dácio Antônio de. Primeiras estórias: roteiro de leitura. São Paulo: Ática, 1993.
COUTINHO, Afrânio. Era modernista. Vol. 5 de A literatura no Brasil. São Paulo: Global, 2004.
GOTLIB, Nadia Battella. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1998.
HOLANDA, Lourival. Sob o signo do silêncio: Vidas secas e O estrangeiro. São Paulo: EdUSP, 1992.
ROSA, Guimarães. Diálogo com Guimarães Rosa. [jan. 1965]. Entrevista a Günter Lorenz. Templo cultural delfos, ano IX, 2019. Disponível em: http://www.elfikurten.com.br/2011/01/dialogo-com-guimaraes-rosa-entrevista.html. Acesso em: 13 ago. 2019.
ROSA, Guimarães. Primeiras estórias. Rio de janeiro: Nova fronteira, 1988.
VANOYE, Francis. Usos da linguagem – problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.