O carnaval de Carolina Maria de Jesus: driblando interditos de gênero e classe
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v35p21Palavras-chave:
Carolina Maria de Jesus, Manuscritos, Feminismo negro, Estudos de gêneroResumo
Estas considerações decorrem da provocação lançada sobre a construção da feminilidade e do feminino em face de discursos patriarcais que alicerçam as relações de poder entre os gêneros. Algumas dessas relações, especialmente em se tratando da mulher negra e pouco escolarizada, como é o caso de Carolina Maria de Jesus, se apresentam ainda mais problemáticas quando se configura o campo literário. Embora os discursos beletristas e sociológicos tenham se esmerado em engessar a escritora brasileira como testemunha da pobreza, Carolina Maria de Jesus desafia criativamente tais interditos com múltiplos gêneros, personas e performances, incluindo figurações como poeta, ficcionista, dramaturga, entre outras. Sugere-se uma leitura conjunta entre os escritos não editados de Carolina Maria de Jesus e a apropriação performática de seus textos com vistas a uma compreensão mais ampla de suas transgressões de classe e gênero, seja no sentido da taxinomia literária, seja no do exercício de sua sexualidade.Downloads
Referências
JESUS, Carolina Maria de. Antologia pessoal. Org. José Carlos Sebe Bom Meihy. Rev. Armando Freitas Filho. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.
JESUS, Carolina Maria de. The unedited diaries of Carolina Maria de Jesus. Ed. Robert M. Levine & José Carlos Sebe Bom Meihy. Trad Nancy P. Naro & Cristina Mehrtens. New York: Rutgers University Press, 1999.
LEVINE, Robert M & José Carlos Sebe Bom Mehy. The life and death of Carolina Maria de Jesus. Albuquerque: The University of New Mexico Press, 1995.
LAJOLO, Marisa. Poesia no quarto de despejo, ou um ramo de rosas para Carolina. Carolina Maria de Jesus. Antologia pessoal. Org. José Carlos Sebe Bom Meihy. Rev. Armando Freitas Filho. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996, pp. 37-61.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Repaginando Carolina Maria de Jesus. Bioescritas, biopoéticas: corpo, memória e arquivos. Porto Alegre: Sulina, 2017, pp. 263-280.
PERPÉTUA, Elzira Divina. A vida escrita de Carolina Maria de Jesus. Belo Horizonte: Nandyala, 2014.
ROSITO, Valeria (org.). Carolina Maria de Jesus: incômodos de Um Quarto chamado despejo/ Carolina Maria de Jesus: a Misfit in a Room not of her Own. Rio de Janeiro: Mauad [no prelo]
ROSITO, Valeria. Postcolonial female fiction: from the solitary stand in Carolina Maria de Jesus to the solidary diction in Conceição Evaristo. Revista Brasileira de Literatura Comparada (Rio de Janeiro), v. 21, pp. 192-211, 2012. Disponível em http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/viewFile/293/297.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.