O carnaval de Carolina Maria de Jesus: driblando interditos de gênero e classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v35p21

Palavras-chave:

Carolina Maria de Jesus, Manuscritos, Feminismo negro, Estudos de gênero

Resumo

Estas considerações decorrem da provocação lançada sobre a construção da feminilidade e do feminino em face de discursos patriarcais que alicerçam as relações de poder entre os gêneros. Algumas dessas relações, especialmente em se tratando da mulher negra e pouco escolarizada, como é o caso de Carolina Maria de Jesus, se apresentam ainda mais problemáticas quando se configura o campo literário. Embora os discursos beletristas e sociológicos tenham se esmerado em engessar a escritora brasileira como testemunha da pobreza, Carolina Maria de Jesus desafia criativamente tais interditos com múltiplos gêneros, personas e performances, incluindo figurações como poeta, ficcionista, dramaturga, entre outras. Sugere-se uma leitura conjunta entre os escritos não editados de Carolina Maria de Jesus e a apropriação performática de seus textos com vistas a uma compreensão mais ampla de suas transgressões de classe e gênero, seja no sentido da taxinomia literária, seja no do exercício de sua sexualidade.

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Biografia do Autor

Valeira Rosito Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro

Doutora em Literatura Comparada (UERJ). Mestre em Estudos Literários (SUNY/UB). Professora de Literatura Brasileira do Curso de Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Publicado

21-12-2018

Como Citar

Ferreira, Valeira Rosito. “O Carnaval De Carolina Maria De Jesus: Driblando Interditos De Gênero E Classe”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 35, dezembro de 2018, p. 21-31, doi:10.5433/1678-2054.2018v35p21.

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