De Conan Doyle a Márcio Souza: a Amazônia ficcionalizada em "O mundo perdido" e "O fim do terceiro mundo"
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v30p109Palavras-chave:
O mundo perdido, O fim do terceiro mundo, Metaficção, IntertextualidadeResumo
O Fim do Terceiro Mundo, obra do amazonense Márcio Souza, cria um ambiente metaficcional em que aborda a Amazônia e como vem sendo retratada na literatura. O narrador/autor explica que, ao ser entrevistado, contou a um jornalista que estava escrevendo a continuação do livro O Mundo Perdido, de Conan Doyle e que, após tal declaração, se sentiu na obrigação de escrever o livro. Percebem-se, na narrativa, além do enredo ficcional, diversas reflexões a respeito do processo de escritura, da convivência com as personagens, da organização do enredo, do diálogo entre diferentes textos.Downloads
Referências
DOUBROVSKY, Serge. Les points sur les i. IN: JEANELLE, Jean-Louis & VIOLETT, Catherine (Org.). Genèse et autofiction. Belgique: Bruylant-Academia, 2007. p. 53-65.
DOYLE, Conan. O mundo perdido. São Paulo: Scipione, 1987.
GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. 2 ed. Manaus: Valer, 2009.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
HEIDEGGER, Martin. The question concerning technology and other essays. New York: Harper, 1969.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1977.
KRISTEVA, Julia. Seméiotike: recherches por une sémanalyse. Paris: Seuil, 1969.
OUELETTE-MICHALSKA, Madeleine. Autofiction et dévoilement de soi. Montréal: XYZ, 2006.
PRATT, Mary Louise. Os olhos do império: relatos de viagem e transculturação. Bauru: EDUSC, 1999.
RICOUER, Paul. O si-mesmo como um outro. Campinas: Papirus, 1991.
ROBIN, Régine. Le Golem de l’ecriture. De l’autofiction au Cybersoi. Montréal: XYZ, 1997.
SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade. São Paulo: Aderaldo e Rotschild, 2008.
SOUZA, Márcio. O fim do terceiro mundo. 7 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.