Literatura e invenção no rodapé do jornal: a escrita mediática dos folhetins teatrais do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2014v28p88Palavras-chave:
Jornal, Folhetim teatral, PoéticaResumo
Ao longo do século XIX, a imprensa periódica conheceu uma evolução técnica e editorial que revolucionou a forma e o conteúdo do principal suporte midiático da época: o jornal. O folhetim teatral é produto dessas renovações. A partir dos anos de 1830, escritores jornalistas como Jules Janin inovam as formas e a escrita da crítica teatral do rodapé dos diários franceses. Espaço aberto a inovações discursivas e narrativas, a literatura, a ficção e o metadiscurso mesclam-se à escrita jornalística e norteiam a poética do folhetim, criando uma escrita mediática no rodapé do jornal.Downloads
Referências
JANIN, Jules. Histoire de la littérature dramatique. Paris: Michel Lévy, 1853-1858. 6 v.
JANIN, Jules. Jules Janin par lui-même. Pierre-Georges Castex. Jules Janin et son temps: un moment du romantisme. Paris: PUF, 1974. 183-212.
JANIN, Jules. Feuilleton du Journal des débats. Théâtre Français. Journal des débats politiques et littéraires (Paris): 1-3, 1º de novembro de 1830.
MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SCHOENTIES, Pierre. Poétique de l’ironie. Paris: Seuil, 2001. Thérenty Marie-Ève. La Littérature au quotidien. Poétiques journalistiques au XIXe siècle. Paris: Seuil, 2007a.
SCHOENTIES, Pierre. La case ironique: Delphine de Girardin et Théophile Gautier feuilletonistes (1836-1848). Joëlle Gardes Tamine, Cristine Marcandier e Vincent Vives, orgs. Ironies: entre dualités et duplicités. Aix-Marseille: Presses de l’Université de Provence, 2007b. 79-90.
Thérenty Marie-Ève e Alain Vaillant. 1836, L’an I de l’ère médiatique. Analyse littéraire et historique de La Presse de Girardin. Paris: Nouveau Monde, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.