Bolber a viver: Douglas Diegues e a retomada da utopia romântica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2014v27p74Palavras-chave:
Douglas Diegues, Poesia brasileira contemporânea, RomantismoResumo
Qual o papel do movimento romântico na poesia brasileira contemporânea? É possível renovar o papel das utopias românticas hoje? Este artigo procura responder essas questões a partir da singularidade da poesia de Douglas Diegues, de seu projeto estético e de sua posição específica frente à tradição da literatura brasileira.Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. O romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas, 2002.
DIEGUES, Douglas. Dá gusto andar desnudo por estas selvas: sonetos salvages. Curitiba: Travessa dos editores, 2003.
DIEGUES, Douglas. Douglas Diegues y el portunhol selbagem. Disponível em: <http://portunholselvagem.blogspot.com.br/2007/03/douglas-diegues-y-el-portunhol-selbagem.html>. Acesso em: 27 jul. 2013.
DUARTE, Luiz Fernando Dias. A pulsão romântica e as ciências humanas no ocidente. Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2004 (jun.), v. 19. n. 55, pp. 5-19. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v19n55/a01v1955.pdf >.
HELENA, Lucia. A arte de decifrar o eu, as torres e as explosões. Letras & Infovias: cadernos de Letras da UFF. 2006, n. 32, pp. 25-38. Disponível em: <www.uff.br/cadernosdeletrasuff/32/artigo2.pdf>.
HELENA, Lucia. Os guerreiros correm perigo: reflexões sobre Alencar e os impasses da fundação nacional. Ciências & Letras (Porto Alegre). 2010 (jan./jun.), n. 47, pp. 87-105. Disponível em: <http://seer1.fapa.com.br/index.php/arquivos>.
MARQUES, Ivan. A vertigem do arbitrário. Aletria (Belo Horizonte). 2007 (jan./jun.), v. 15, pp. 107-115. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/issue/view/97>.
MORICONI, Italo. Poesia 00: nota de apresentação e mini antologia. Revista Margens/Margenes (Belo Horizonte). 2008, n. 9-10.
RELVAS, Maria de Jesus Crespo Candeias Velez. Sonetos e sequências de sonetos na literatura inglesa do renascimento. 2005. pp. 245-256. Disponível em: <https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/249/1/livro-FINAL%20245-256%20PDF-RED.pdf>.
REZENDE, Renato. A poesia brasileira contemporânea e sua crítica. Alan Flavio Viola, org. Crítica literária contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2013. pp. 121-142
ROSENFELD, Anatol & Jaime Guinsburg. Romantismo e Classicismo. Jaime Guinsburg, Jaime. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.
SEQUERA, Guillermo & Douglas Diegues, orgs. Kosmofobia Mbya Guarani. São Paulo: Mendonça & Provazi Editores, 2006.
SISCAR, Marcos. A cisma da poesia brasileira. Sibila. 2005, v.8/9. Disponível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/sibila2005_acismadapoesia.htm>.
VASCONCELOS, Maurício Sales. Poesia contemporânea nacional: reincidências e passagens. Alan Flavio Viola, org. Crítica literária contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2013. pp.107-120.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.