Autoria feminina: romantismo na contemporaneidade?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2014v27p17Palavras-chave:
Literatura contemporânea, Romantismo, Autoria femininaResumo
O presente artigo tem como objetivo relacionar características temáticas do movimento romântico com a literatura contemporânea, levando em consideração a presença da autoria feminina desde o século XXI. Considera-se de fundamental importância trazer à luz a obra de escritoras do passado e mostrar o eco de suas obras na produção literária do presente. Para isso é analisado o romance Antes que o amor acabe, de Patrícia Bins, além de outras obras de autoras dos séculos XX e XXI.Downloads
Referências
BINS, Patrícia. Antes que o amor acabe. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2004.
BRACHER, Beatriz. Azul e dura. São Paulo: Ed. 34, 2010.
COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CUNHA, Helena Parente et al. Desafiando o Cânone (2) – Ecos de Vozes Femininas na Li- teratura Brasileira do Século XIX. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2001.
FONTES, Maria Aparecida Rodrigues. Palimpsesto Romântico. Poética, amor e casa- mento na escrita feminina do séc. XIX, em Amália dos Passos Figueiroa e Júlia da Costa. Helena Parente Cunha et al. Desafiando o Cânone (2) – Ecos de Vozes Femininas na Literatura Brasileira do Século XIX. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2001.
NASCIMENTO, Juliano Carrupt do. O romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis: estéti- ca e ideologia no Romantismo brasileiro. 2009. 106 fl. Diss. (Mestrado em Literatura brasileira) - UFRJ.
LISPECTOR, Clarice. A cidade sitiada. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
WOOLF, Virgínia. Um teto todo seu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
XAVIER, Elódia (ORG.). Tudo no feminino: a presença da mulher na narrativa brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.