O Realismo Animista em Calendário do Medo, de Carlos Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2013v26p50Palavras-chave:
Animismo, Carlos Carvalho, Calendário do medo, Boi da cara pretaResumo
Neste ensaio, examinam-se as imagens representacionais no conto “Boi da Cara Preta”, em Calendário do Medo, livro do dramaturgo gaúcho Carlos Carvalho. Parte-se da hipótese de que as imagens desse personagem acham-se implícitas em uma concepção de inconsciente animista do sujeito, provocando no leitor a inquietante estranheza e, ao mesmo tempo, o familiar reprimido. Nesse intento, busca-se apoio teórico em Jean Piaget, Sigmund Freud, Todorov, Dilthey e Harry Garuba. Antes de se caracterizar como um processo antagônico ao pensamento científico e racional, o elemento insólito a ele se associa, como um dos diferentes modos de pensar e de representar a realidade. É o que se pretende examinar na análise do conto de Carlos Carvalho.Downloads
Referências
DILTHEY, Wilhelm. Poética. Buenos Aires: Lozada, 1945.
ERDAL JORDAN, Mery. La narrativa fantastica: Evolucion del Genero y su Relacion con las Concepciones del Lenguaje. Madrid: Iberoamericana, 1998.
FREUD, Sigmund. (1913 [1912-13]). “Animismo, magia e onipotência das ideias. Totem e Tabu”. Obras Completas de Sigmund Freud. Trad. Trad. Elias Davidovich, Isaac Izeckson, Odilon Gallotti e Gladstone Parente. V. VII. Rio de Janeiro: Delta, 1958.
FREUD, Sigmund. (1913 [1912-13]). Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Tradução Jayme Salomão. V. XIII. 2ª Ed. Ed. Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1980.
FREUD, Sigmund (1919). O ‘estranho’. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, V. XVII.
GARUBA, Harry. “Explorações no realismo animista: notas sobre a leitura e a escrita, da literatura, cultura e sociedade africana”. Tradução de Elisângela Tarouco. Nonada Letras em Revista (Porto Alegre) 15.19 (2012): 235-258. Disponível em http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada. Acesso em 12/08/2013.
PIAGET, Jean. A formação do Símbolo na Criança. Tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. 2ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.