O Realismo Animista em Calendário do Medo, de Carlos Carvalho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2013v26p50

Palabras clave:

Animismo, Carlos Carvalho, Calendário do medo, Boi da cara preta

Resumen

Neste ensaio, examinam-se as imagens representacionais no conto “Boi da Cara Preta”, em Calendário do Medo, livro do dramaturgo gaúcho Carlos Carvalho. Parte-se da hipótese de que as imagens desse personagem acham-se implícitas em uma concepção de inconsciente animista do sujeito, provocando no leitor a inquietante estranheza e, ao mesmo tempo, o familiar reprimido. Nesse intento, busca-se apoio teórico em Jean Piaget, Sigmund Freud, Todorov, Dilthey e Harry Garuba. Antes de se caracterizar como um processo antagônico ao pensamento científico e racional, o elemento insólito a ele se associa, como um dos diferentes modos de pensar e de representar a realidade. É o que se pretende examinar na análise do conto de Carlos Carvalho.

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Biografía del autor/a

Noeli Reck Maggi, Centro Universitário Ritter dos Reis

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Centro Universitário Ritter dos Reis.

Regina da Costa da Silveira, Centro Universitário Ritter dos Reis

Mestra e Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Centro Universitário Ritter dos Reis.

Citas

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Publicado

30-12-2013

Cómo citar

Maggi, Noeli Reck, y Regina da Costa da Silveira. «O Realismo Animista Em Calendário Do Medo, De Carlos Carvalho». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 26, diciembre de 2013, pp. 50-60, doi:10.5433/1678-2054.2013v26p50.

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