“Um Jantar Muito Original”, de Alexander Search: a Ficção Pessoana entre Mistério, Horror e Fantástico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2013v26p32Palavras-chave:
Ficção pessoana, Mistério, Horror, FantásticoResumo
Alexander Search, heterônimo precoce e de curta existência no universo da heteronímia pessoana, escreveu poemas e o conto “Um jantar muito original” – datado de 1907 –, em língua inglesa, sob influências do período em que o escritor, ainda jovem, viveu na África do Sul. Foram produto de sua admiração pela literatura anglófona Oitocentista e pela obra de Edgar Allan Poe. O conto apresenta elementos de mistério, horror e do fantástico, podendo ser lido nos (sem) limites das vertentes da literatura fantástica Novecentista, principalmente sob as visões mais contemporâneas da crítica, posteriores a Todorov (Introdução à Literatura Fantástica, 1970).
Downloads
Referências
BESSIÈRE, Irène. “El relato fantástico: forma mixta de caso y adivinanza”. David Roas, org. Teorías de lo Fantástico. Madrid: Arco/Libros, 2001. 83-104.
BRÉCHON, Robert. Estranho Estrangeiro – uma Biografia de Fernando Pessoa. Lisboa: Quetzal, 1996.
COELHO, Nelly Novaes. “Fernando Pessoa, a dialética de ser-em-poesia”. Maria Aliete Galhoz, org. Fernando Pessoa – Obra Poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983. xiiixliii.
FURTADO, Filipe. A Construção do Fantástico na Narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980.
GALHOZ, Maria Aliete. O Eu Profundo e os outros Eus. 3ed. Petrópolis: José Aguilar, 1974.
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa. 21ed. São Paulo: Cultrix, 1985.
PESSOA, Fernando. “Um jantar muito original”. Um jantar muito original, seguido de A porta - Fernando Pessoa sob o heterônimo de Alexander Search. 2ed. Lisboa: Relógio d’água, 2008. 11-34.
PESSOA, Fernando. Pessoa Inédito. Lisboa: Livros Horizonte, 1993.
PRADA OROPEZA, Renato. “El discurso fantástico contemporáneo: tensión semântica y efecto estético”. Semiosis (México) 2.3 (enero-junio 2006): 53-76.
PESSOA, Fernando. “A nova poesia portuguesa sociologicamente considerada”. A Águia, 2. série (Porto)1.4 (abr. 1912): 101-107.
ROAS, David. Hacia una teoría sobre el miedo y lo fantástico. Semiosis (México) 2.3 (enero-junio 2006): 95-116.
ROAS, David. El nacimiento de lo fantástico. In: De la maravilla al horror – Los Inicios de lo Fantástico em la Cultura Española (1750-1860). Pontevedra: Mirabel, 2006a. 59-69.
SOUSA, Maria Leonor Machado de. Fernando Pessoa e a Literatura de Ficção. Lisboa: Novaera, 1978.
SOUSA, Maria Leonor Machado de. “Posfácio” a Um jantar muito original, seguido de A porta – Fernando Pessoa sob o heterônimo de Alexander Search. 2ed. Lisboa: Relógio d’água, 2008. 51-52.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.