A representação do sujeito moderno entre o simbolismo e a geração de Orpheu
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v23p67Palavras-chave:
Mímesis, Representação do sujeito soderno, Geração de OrpheuResumo
O presente artigo propõe uma leitura dos poemas “Final” (Camilo Pessanha), “Impressões do Crepúsculo” (Fernando Pessoa) e “16” (Mario de Sá-Carneiro), a fim de investigar seus pontos de convergência, propondo-se a afirmação de que os textos em questão são representativos de uma nova maneira de se perceber o sujeito na viragem do século XIX ao XX, apresentando-os como produções emblemáticas de um novo conceito de mímesis que se estabeleceu a partir da ruptura de Kant com a tradição metafísica cartesiana.Downloads
Referências
GAY, Peter. Modernismo: o fascínio da heresia: de Baudelaire a Beckett e mais um pouco. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
GIL, José. Fernando Pessoa ou a Metafísica das Sensações. Lisboa: Relógio D’Água, 1987.
KANT, Immanuel. Introdução à Crítica do Juízo. Textos selecionados. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
LIMA, Luiz Costa. Mímesis: desafio ao pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
LIND, Georg Rudolph. Teoria Poética de Fernando Pessoa. Porto: Editora Inova, 1970.
PESSANHA, Camilo. Clepsidra e Poesias Dispersas. Mem Martins: Publicações EuropaAmérica, 1997.
PESSOA, Fernando. O Eu profundo e os outros Eus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
SÁ-CARNEIRO, Mário. 16: Orpheu, Lisboa, n. 1, Revista trimestral de Literatura 1915. Edição Fac-símile. Disponível em: < http://pt.scribd.com/doc/67991299/Revista-Orpheu-N%C2%BA-1-pdf-rev>. Acesso em: 28 maio. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.