Diálogos Poéticos: O Guesa, de Sousândrade, e Pão e Fonema, de Corsino Fortes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v23p32Palavras-chave:
Heroi, “Épica”, Identidade nacional, Pós-colonialismoResumo
A partir do conceito de “épica” e da múltipla discursividade produzida por este gênero literário, este texto reflete sobre o herói e discursividade acerca dele em O Guesa, de Sousândrade, e Pão e fonema, de Corsino Fortes, bem como os diferentes contextos literários neles representados. Pretende também estudar como o índio brasileiro e o nativo caboverdiano tornaram-se alegorias de identidades pessoais que representam identidades nacionais e, a partir da teoria pós-colonial, observar novas maneiras de representação da história e da ficção.Downloads
Referências
AMPOS, Augusto e Haroldo de. Revisão de Sousândrade. São Paulo: Perspectiva, 2002.
COSTA LIMA, Luis. “O campo de uma experiência antecipadora”. Augusto de Campos & Haroldo de Campos. ReVisão de Sousândrade. São Paulo: Perspectiva, 2002.
D’ONOFRIO, Salvatore. Literatura Ocidental. São Paula: Ática, 2004.
LABAN, Michel. Cabo Verde: Encontro com escritores. Porto: Fundação Engenheiro António de Almeida, 1982, 2 v.
LEITE, Ana Mafalda. A Modalização épica nas literaturas africanas. Lisboa: Vega, 1995.
LEITE, Ana Mafalda. Literaturas africanas e formulações pós-coloniais. Lisboa: Colibri, 2003.
LIMA, Mesquitela. “Pão & Fonema ou A Odisséia de um Povo”. Corsino Fortes. Pão & Fonema. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1980.
LOBO, Luiza. Épica e modernidade em Sousândrade. Rio de Janeiro: Presença, 1986.
LUCKÁCS. Teoria do romance. São Paulo: Duas Letras, 1992.
RIBEIRO, Maria Aparecida. “O jardim das Hespérides e o reino de Pasárgada: a recepção do neo-romantismo português e do Modernismo brasileiro na literatura de Cabo Verde. Separata da miscelânea de estudos em honra do Prof. A. Costa Ramalho. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1992.
SOUSÂNDRADE. Joaquim de. “O Guesa”. Frederick Williams & Jomar Moraes, orgs. Poesia e Prosa Reunidas de Sousândrade. São Luís: AML, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.