A Poesia Contemporânea do Rap: entre o Eu (individual) e o Nós (coletivo)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v23p17Palavras-chave:
Rap, Discurso subversivo, Poesia lírica contemporâneaResumo
Discutiremos, a partir dos conceitos correntes de poesia, aspectos discursivos, com ênfase no discurso lírico do rap. Pretendemos, por meio de análises feitas em poemas de rap, pensar os aspectos individuais e coletivos presentes num discurso focado quase sempre na primeira pessoa do singular com oscilação para a primeira pessoa do plural. Assim, pretendemos apontar que o rap é, na modernidade, a poesia produzida de sujeitos socialmente excluídos.Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1977.
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
BOSI, Alfredo. Leitura de Poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
ELIOT, T. S. As três vozes da poesia. A essência da poesia. Rio de Janeiro: Artenova, 1972. 148-167.
FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. A voz em performance. Tese. UNESP/Assis, 2003.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
GOG. CPI da favela. Trama, 2000.
HOUAISS, Antonio. Dicionário de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
RACIONAIS MCs. Raio X do Brasil. Zimbabwe,1993.
RACIONAIS MCs. Sobrevivendo no Inferno. Cosa Nostra, 1998.
RACIONAIS MCs. Nada melhor que um dia após o outro. Cosa Nostra, 2002.
XIMENES, Sergio. Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Ediouro, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.