O Copérnico de nossas letras: contribuições de um crítico para a historiografia da literatura brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2011v22p14Palavras-chave:
Historiografia, Literatura, Afrânio Coutinho, História da literaturaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de Afrânio Coutinho para as letras brasileiras, bem como a apresentação de seu pensamento a respeito da literatura como fenômeno estético. Motivou o seu desenvolvimento a escassez de publicações voltadas para este crítico, bem como o seu legado deixado na obra A Literatura no Brasil. Este artigo trará maior enriquecimento para a crítica e também motivará novos pesquisadores e estudiosos de literatura a conhecerem o universo de Afrânio Coutinho com seus textos presentes na monumental obra A Literatura no Brasil.Downloads
Referências
COUTINHO, Afrânio. 1987. Crítica e teoria literária. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
COUTINHO, Afrânio. 1999. A Literatura no Brasil. Vol. V. 5. ed. São Paulo: Global.
COUTINHO, Afrânio. 2003. A Literatura no Brasil. 6 vols. 6. ed. São Paulo: Global.
ELIOT, T. S. 1989. Ensaios. São Paulo: Arte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.