“Escrevivências”: rastros biográficos em Becos da memória, de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v17p85Palavras-chave:
Literatura brasileira, Conceição Evaristo, Romance memorialísticoResumo
A proposta deste artigo é discutir estratégias de construção da obra Becos da memória, de Conceição Evaristo, a partir do conceito “escrevivência[s]”, formulado pela própria autora, o qual oferece rastros da inserção do sujeito autoral na narrativa, através de seu desdobramento na personagem Maria-Nova.Downloads
Referências
CUTI, [Luiz Silva]. 2002. “O leitor e o texto afro-brasileiro”. Maria do Carmos Lana Figueiredo e Maria Nazareth Soares Fonseca, orgs. Poéticas afro-brasileiras. Belo Horizonte: editora PUC-MG & Mazza. 19-36.
DUARTE, Eduardo de Assis & Elisângela Aparecida Lopes. “Conceição Evaristo: literatura e identidade”. Disponível em http://www.letras.ufmg.br/literafro. Acesso em 10 de setembro de 2009.
EVARISTO, Conceição. 2006. Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza.
EVARISTO, Conceição. 2007. “Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita”. Marcos Antônio Alexandre, org. Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007.
HALBWACHS, Maurice. 2004. A memória coletiva. São Paulo: Centauro.
LEJEUNE, Philippe. 1980. Biographie, témoignage, autobiographie: le cas de Victor Hugo Raconté. Je est um autre: l’autobiographie de la littérature aux médias. Paris: Seuil. 60-102.
MIRANDA, Wander M. 1992. “A ilusão autobiográfica”. Corpos escritos. Graciliano Ramos e Silviano Santiago. São Paulo: Edusp; Belo Horizonte: Ed. UFMG. 25-41.
OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de. 2005. “Escritas anfíbias: arte e política em poemas de Solano Trindade, Cuti e Conceição Evaristo”. Anais do XI Seminário Nacional Mulher e Literatura - II Seminário Internacional Mulher e Literatura. Rio de Janeiro: ANPOLL. 1.102-112.
OULLETTE-MICHALSKA, Madeleine. 2007. Autofiction et dévoilement de soi. Montreal: XYZ Éditeur.
RICOEUR, Paul. 2007. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. da UNICAMP.
SOUZA, Eneida Maria de. 2002. Notas sobre a crítica biográfica. Crítica Cult. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 111-120.
VELHO, Gilberto. 2001. “Biografia, trajetória e mediação”. VELHO, Gilberto Velho & Karina Kuschnir, orgs. Mediação, cultura e política. Rio de Janeiro: Aeroplano. 15-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.