A representação literária da Guerra do Contestado: amálgamas ficcionais em o Bruxo do Contestado

Autores

  • Catia Valério Ferreira Barbosa Colégio Militar do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2011v21p65

Palavras-chave:

Literatura, História, Metaficção

Resumo

Esta pesquisa diz respeito ao aproveitamento ficcional da Guerra do Contestado na elaboração do romance O Bruxo do Contestado (1996),de Godofredo de Oliveira Neto. Com base nos pressupostos teóricos de no trabalho de Linda Hutcheon, intitulado Poética do pós-modernismo (1991), constituíram objeto de estudo elementos tais como a metanarrativa, a intertextualidade e a matéria de extração histórica, o que viabilizou o mapeamento mais eficaz das diferentes formas em que a fragmentação do eu aparece traduzida na obra, bem como possibilitou a melhor compreensão da tênue fronteira entre ficção e o fato histórico explorado pelo escritor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catia Valério Ferreira Barbosa, Colégio Militar do Rio de Janeiro

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Referências

BARBIERI, Therezinha. Ficção Impura: prosa brasileira dos anos 70, 80 e 90. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2003.

BASTOS, Alcmeno. A história foi assim: o romance político brasileiro dos anos 70/80. Rio de Janeiro: Caetés, 2000.

BASTOS, Dau. Brasil todo prosa-ficção nacional de 1975 a 2000. no prelo.

BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CASTRO, Manuel Antonio de. “Poiesis, sujeito e Metafísica.” A construção Poética do real. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004. 13-82.

HALL,Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

GOMES, Renato Cordeiro. “Narrativa e paroxismo: será preciso um pouco de sangue verdadeiro para manifestar crueldade?” Ângela Maria Dias & Paula Glenadel, orgs. Estéticas da Crueldade. Rio de Janeiro: Atlântica, 2004. 143-153.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de janeiro: Imago, 1991.

ISER, Wolfgang. “O fictício e o imaginário.” João Cezar de Castro Rocha, org. Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999, 68-71.

ISER, Wolfgang. “Os atos de fingir ou o que é fictício.” Luiz Costa Lima, org. Teoria da Literatura em suas fontes. 2 vols. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. 955-987.

LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1985

OLIVEIRA NETO, Godofredo. O bruxo do Contestado. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

OLIVEIRA NETO, Godofredo. Entrevista com Marco Vasques. “Com a palavra o bruxo do Contestado.” Jornal Ô Catarina FCC 58 (XII), 11 dez. 2004.

Downloads

Publicado

26-03-2016

Como Citar

Barbosa, Catia Valério Ferreira. “A representação literária Da Guerra Do Contestado: Amálgamas Ficcionais Em O Bruxo Do Contestado”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 21, março de 2016, p. 65-75, doi:10.5433/1678-2054.2011v21p65.