A representação literária da Guerra do Contestado: amálgamas ficcionais em o Bruxo do Contestado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2011v21p65Palavras-chave:
Literatura, História, MetaficçãoResumo
Esta pesquisa diz respeito ao aproveitamento ficcional da Guerra do Contestado na elaboração do romance O Bruxo do Contestado (1996),de Godofredo de Oliveira Neto. Com base nos pressupostos teóricos de no trabalho de Linda Hutcheon, intitulado Poética do pós-modernismo (1991), constituíram objeto de estudo elementos tais como a metanarrativa, a intertextualidade e a matéria de extração histórica, o que viabilizou o mapeamento mais eficaz das diferentes formas em que a fragmentação do eu aparece traduzida na obra, bem como possibilitou a melhor compreensão da tênue fronteira entre ficção e o fato histórico explorado pelo escritor.Downloads
Referências
BASTOS, Alcmeno. A história foi assim: o romance político brasileiro dos anos 70/80. Rio de Janeiro: Caetés, 2000.
BASTOS, Dau. Brasil todo prosa-ficção nacional de 1975 a 2000. no prelo.
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
CASTRO, Manuel Antonio de. “Poiesis, sujeito e Metafísica.” A construção Poética do real. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004. 13-82.
HALL,Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
GOMES, Renato Cordeiro. “Narrativa e paroxismo: será preciso um pouco de sangue verdadeiro para manifestar crueldade?” Ângela Maria Dias & Paula Glenadel, orgs. Estéticas da Crueldade. Rio de Janeiro: Atlântica, 2004. 143-153.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de janeiro: Imago, 1991.
ISER, Wolfgang. “O fictício e o imaginário.” João Cezar de Castro Rocha, org. Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999, 68-71.
ISER, Wolfgang. “Os atos de fingir ou o que é fictício.” Luiz Costa Lima, org. Teoria da Literatura em suas fontes. 2 vols. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. 955-987.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1985
OLIVEIRA NETO, Godofredo. O bruxo do Contestado. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
OLIVEIRA NETO, Godofredo. Entrevista com Marco Vasques. “Com a palavra o bruxo do Contestado.” Jornal Ô Catarina FCC 58 (XII), 11 dez. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.