As estratégias narrativas em A festa, de Ivan Ângelo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2010v19p72Palavras-chave:
Procedimentos narrativos, Personagem-escritor, VerossimilhançaResumo
Este trabalho propõe analisar alguns procedimentos narrativos apresentados pelo romance A festa, de Ivan Ângelo, publicado em 1976. Entre eles, destaca-se a presença do narrador-personagem ou personagem-escritor, que acentua o caráter experimental da obra, além da fragmentação do texto e o uso de anotações inseridas ao material principal do romance. A preocupação com a verossimilhança também será abordada, pois se configura em um dos objetivos da literatura dessa época.Downloads
Referências
FRANCO, Renato. 1998. Itinerário político do Romance Brasileiro pós-64: A Festa. São Paulo: UNESP.
SÜSSEKIND, Flora. 1985. “Retratos e egos.” Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.