Laços de família: alguns nós na literatura brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2010v20p15Palavras-chave:
Clarice Lispector, Laços de família, Ficção brasileira, Literatura e maternidadeResumo
Clarice Lispector é, talvez, a mais importante escritora brasileira. Pela sua escrita densamente concentrada na experiência interior e pelo que questiona, às vezes ironicamente, a função “mulher” na sociedade brasileira. Acredito que o ano em que se comemora cinquenta anos da publicação de Laços de família pode ser a oportuna ocasião para refazer a leitura deste conjunto de contos e, com eles, repensar alguns laços, desatar nós e reavaliar o imaginário familiar neste meio século. Por isso, leio o emblemático “Uma galinha”, conto em que a domesticidade e a maternidade tornam-se temas incontornáveis, assim como em “O ovo e a galinha”, de A legião estrangeira.Downloads
Referências
BADINTER, Elizabeth. 1985. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
BOURDIEU, Pierre. 1999. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
COOPER, David. 1994. A morte da família. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes.
DA MATTA, Roberto. 1997. A casa & a rua. Rio de Janeiro: Rocco.
FERNANDES, Evelyn Blaut. 2007. Da arte de se fazer pequena. Encontro com a obra de Clarice Lispector: a estrela e o coração selvagem. Rio de Janeiro: FL/ UFRJ. CD-ROM.
FERNANDES, Evelyn Blaut. 2010. Luiza Neto (para) Jorge: um ramo contínuo saído da sua raiz. Colóquio “A caminho do mar, mão na outra mão” em homenagem ao Professor Jorge Fernandes da Silveira em seu 40º aniversário de UFRJ. Organização Luis Maffei. Rio de Janeiro: FL/ UFRJ. prelo.
FOUCAULT, Michel. 1977. “Os corpos dóceis”. Vigiar e punir. História da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes.
KEHL, Maria Rita. 1996. A mínima diferença: masculino e feminino na cultura. Rio de Janeiro: Imago.
LISPECTOR, Clarice. 1992. A legião estrangeira. São Paulo: Siciliano.
LISPECTOR, Clarice. 1998. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco.
LOPES, Adília. 2006. Le vitrail la nuit * A árvore cortada. Lisboa: & etc.
NUNES, Benedito. 1995. “A paixão de Clarice Lispector”. In: NOVAES, Adauto. Os sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das Letras.
PEQUENO, Tatiana. 2009. Réplica das urtigas. Rio de Janeiro: Oficina Raquel.
RAMOS, Nuno. 2008. Ó. São Paulo: Iluminuras.
XAVIER, Elódia. 2007. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. Florianópolis:Ed. Mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.