Críticas sobre a crítica de Álvaro Lins
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v16p54Palavras-chave:
Álvaro Lins, Crítica literária, Psicologismo, BiografismoResumo
A contribuição da crítica literária contemporânea contraposta à leitura psicológico-biográfica de Álvaro Lins. Os problemas das teorias e práticas do crítico-cronista e as considerações da crítica atual sobre os critérios de sua própria atividade. A discussão sobre o enfoque da crítica literária que, nas décadas de 40 e 50, centrado na pessoa do escritor, atenta aos poucos para a necessidade de centrar-se no sentido do texto.Downloads
Referências
COUTINHO, Afrânio. Crítica e poética. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1968.
LIMA, Luiz Costa. (org.). Teoria da literatura em suas fontes. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, 2 vols.
LIMA, Luiz Costa. (org.). Jornal de Crítica. Rio de Janeiro: José Olympio, 1947.
LIMA, Luiz Costa. (org.). Jornal de Crítica. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963.
LIMA, Luiz Costa. (org.). Literatura e vida literária: notas de um diário de crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.
LIMA, Luiz Costa. (org.). O Romance Brasileiro Contemporâneo. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1967.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. A falência da crítica. São Paulo: Perspectiva, 1973.
POLAR, Antonio Cornejo. O condor voa. BH: Editora UFMG, 2000.
SÜSSEKIND, Flora. Papéis colados. Rio de Janeiro. Ed. da UFRJ, 1993.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
WILLER, Claudio. Escrita automática: uma falsa questão? In: GINSBURG, Jacó; LEINER, Sheila. (orgs.). O Surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.