Vidas literárias: Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v16p26Palavras-chave:
Crítica literária, Modernismo brasileiro, Mário de Andrade, Sérgio Buarque de HolandaResumo
Este artigo compara a crítica literária de Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, publicada no rodapé “Vida Literária”, no jornal carioca Diário de Notícias. A análise será feita a partir das formulações dos dois autores, no rodapé literário, sobre o papel do crítico, no limite entre o poeta e o professor, e a maneira como enfatizam a necessidade, para os escritores, de elaborar uma literatura sincera em relação ao indivíduo e à sociedade.Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. O empalhador de passarinho. 2a. ed. São Paulo: Martins, 1955.
ANDRADE, Mário de. Obra Imatura. São Paulo: Martins, 1960.
ANDRADE, Mário de. Vida Literária. Pesquisa, estabelecimento de texto, introdução e notas de Sonia Sachs. São Paulo: HUCITEC/Edusp, 1993.
ARRIGUCCI JR, Davi. “Movimentos de um leitor: ensaios e imaginação crítica em Antonio Candido” Outros Achados e Perdidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
HOLANDA, Maria Amélia Buarque de. “Apontamentos para a cronologia de Sérgio Buarque de Holanda In: ARAÚJO, Ricardo B. e SCHWARZC, Lilia M. Raízes do Brasil – Edição Comemorativa 70 anos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. O Espírito e a Letra vol I. Org. Antonio Arnoni Prado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
LAFETÁ, João Luiz. 1930: A crítica e o Modernismo. 2a ed. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.
PRADO, Antonio Arnoni. “Raízes do Brasil e o Modernismo.” Trincheira Palco e Letras. São Paulo: Cosac & Naify, 2004a.
PRADO, Antonio Arnoni. “Sérgio, Mário e Klaxon.” Trincheira Palco e Letras. São Paulo: Cosac & Naify, 2004b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.