The narrative of Jacobus Coetzwee (1974), de J. M. Coetzee: Revide e Resistência
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2007v9p11Palavras-chave:
Pós-colonialismo, Resistência, Centro-periferia, Sujeito colonialResumo
Destacam-se no primeiro romance de Coetzee a violência do colonizador e o revide do sujeito colonial. A hierarquização e a objetificação revelam os substratos da colonização na formação da ideologia européia frente à suposta inferioridade do outro diferente. Os resultados mostram as estratégias do colonizador quando este se sente deslocado de sua posição central e relegado à periferia que ele considera própria do colonizado. Indicam também que o colonizado, negando a passividade, se subjetifica pelo revide e pela re-tomada de sua posição na sociedade.Downloads
Referências
ASHCROFT, B. 2001. Post-colonial Transformation. London: Routledge.
BHABHA, H.K. 1998. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renata Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG.
BONNICI, T. 2000. O pós-colonialismo e a literatura: estratégias de leitura. Maringá: Eduem.
COETZEE, J. M. 1998. The Narrative of Jacobus Coetzee. Dusklands. London: Vintage. 50-125.
HAWTHORN, J. 2000. The Glossary of Contemporary Literary Theory. London: Arnold.
LOOMBA, A. 1998. Colonialism/ Post-Colonialism. London: Routledge.
NGUGI, WA THIONGO. 1995. “The Language of African Literature.” In: ASHCROFT, B; GRIFFITHS, G; TIFFIN, H. (orgs). The Post-Colonial Studies Reader. London: Routledge. 285-290.
SPIVAK, G.C. 1995. “Can the Subaltern Speak?” ASHCROFT, B, GRIFFITHS, G; TIFFIN, H. (orgs). The Post-Colonial Studies Reader. London: Routledge. 24-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.