O mundo às avessas de Fonseca: Godard e Shakespeare revistados
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2006v8p44Palavras-chave:
Paródia, Metatextualidade, Carnavalização, Período contemporâneoResumo
O conto “À maneira de Godard” pertence à obra A confraria dos Espadas, do escritor Rubem Fonseca. Trata-se de uma narrativa escrita como um texto teatral que permite uma série de questionamentos acerca da arte contemporânea, além de produzir uma leitura crítica do clássico de Shakespeare Romeu e Julieta usando a paródia. O texto também discute, em suas entrelinhas, o modo de construção de uma peça de teatro e, além disso, reflete a respeito do conceito de carnavalização, de Mikhail Bakhtin, atualizando o debate referente ao “mundo às avessas”.Downloads
Referências
BIOGRAFIA do cineasta. Disponível em http:/ / revistaepoca.globo.com/ Epoca/0,6993,EPT896426-1655-2,00.html Acesso em 01de março de 2006.
FONSECA, R. 1998. A confraria dos Espadas. São Paulo: Cia das Letras.
GUELFI, M. L. F. 1994. “A obra tem, para você, uma dimensão metafísica?”.Narciso na sala de espelhos:RobertoDrummondeasperspectivaspós-modernasnaficção. 1994. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
HUTCHEON, L. 1985. Uma teoria da paródia. Trad. Teresa Pérez. Lisboa: Edições 70.
PERFIL de Jean-Luc Godard, o último grande contestador do cinema. Disponível em http:/ /revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT896426-1655-1,00.html Acesso em 01 de março de 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.