Paralelismos em “Song of Myself”, de Walt Whitman e “Saudação a Walt Whitman”, de Álvaro de Campos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2005v6p29Palavras-chave:
Paralelismo, Verso livreResumo
A existência de temas e recursos poéticos coincidentes em "Song of Myself", de Whitman, e "Saudação a Walt Whitman", do heterônimo Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa, motivou a análise comparativa dos dois poemas neste artigo. A discussão centraliza-se especialmente no paralelismo presente nos poemas, e a questão de considerar-se o princípio do paralelismo como a essência do artifício poético.Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. 1977. O Ser e o Tempo da Poesia. São Paulo: Cultrix/Edusp.
DUFRENNE, Mikel. O poético. Porto Alegre: Globo, 1969.
JAKOBSON, Roman. 1966. Grammatical Parallelism and its Russian Facet. Language, v. 42, 399-429.
JAKOBSON, Roman. 1970. Lingüística. Poética. Cinema. São Paulo: Perspectiva.
JAKOBSON, Roman. 1977. Lingüística e Poética. Lingüística e Comunicação. 9 ed. São Paulo: Cultrix. 118-162.
PESSOA, Fernando. 1969. Saudação a Walt Whitman.Poesias de Álvaro de Campos. Lisboa: Ática. 202-212.
WHITMAN, W.alt. 1965. Leaves of Grass. In: Comprehensive Readers Edition. New York: New York U P. 25-85.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.