Chamada de Artigos (CFP 2026.1): "A poesia brasileira dos anos 1950 a 1980 em sua multiplicidade"

01-08-2025

A poesia brasileira produzida ao longo do século XX apresenta uma multiplicidade até então inédita na história de nossa literatura: começamos com a vigência forte e dominante da poesia parnasiana, além das influentes vozes simbolistas, atravessamos as primeiras décadas com a presença poderosa e desconcertante de Augusto dos Anjos, para logo a seguir testemunharmos as rupturas modernistas que, no entanto, passaram a dominar nossas letras somente a partir da década de 1950. Dos idos de 1950 até o fim do século, acompanhamos o surgimento e o recrudescimento de diversas vanguardas, movimentos e gerações. Nesse apanhado, destacam-se o Movimento da Poesia Concreta a partir de 1958, com o “Plano-piloto para Poesia Concreta”, e a Geração Mimeógrafo, também chamada de Poesia Marginal, nas décadas de 1970 e 1980. Entre uma e outra vertente, houve várias outras vanguardas poéticas, tais como a Poesia Neoconcreta, a Poesia Práxis, a Arte-Correio, o Poema-Processo. É exatamente esse o período que o dossiê aqui proposto procurará enfocar, de modo a trazer ao público leitor uma atualização de olhares e perspectivas da poesia brasileira entre as décadas de 1950 e 1980. Esperamos, naturalmente, receber textos que tratem tanto da Poesia Concreta quanto da Geração Mimeógrafo. Acrescido a isso, acolheremos também trabalhos que abordem autores/as que vinham de anos anteriores e outros/as que surgiram nessas quatro décadas, ou se tornaram mais evidentes nelas. A título de exemplificação, no primeiro caso cabem análises sobre a obra de Manuel Bandeira, Jorge de Lima, Cecília Meireles, Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, entre outros/as, publicada no período assinalado pela chamada; no segundo caso, entre outros/as, aceitaremos exames sobre as obras de Mário Faustino, Ferreira Gullar, Orides Fontela, Hilda Hilst, Adélia Prado, Armando Freitas Filho, Alice Ruiz. Ressaltamos, ainda, a abertura que essa chamada proporciona ao estudo da canção brasileira do período, que se imiscui à poesia; da poesia de autoria e/ou temática negra, de autoria e/ou temática feminina, de autoria e/ou temática homoafetiva; e de poemas que tragam como questão a ditadura cívico-militar de 1964-1985. Certamente, no tempo abarcado por essa proposta inauguram-se e mesmo consolidam-se algumas das principais tendências da lírica brasileira que nos acompanham atualmente.

Responsáveis pelo dossiê

Marcos Hidemi de Lima (UTFPR) - mhlima@utfpr.edu.br

Miguel Heitor Braga Vieira (UEL) - miguelvieira@uel.br

Submissão até 12 de dezembro de 2025.

O processo de avaliação começará em janeiro de 2026.