Cosmologia e Educação Kaingang
o papel dos velhos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2024v27n3p832Palavras-chave:
Educação escolar indígena, povo Kaingang, transmissão de saberes, geraçõesResumo
Este artigo se baseia na oralidade, forma como os povos indígenas têm transmitido seus saberes ancestralmente, numa perspectiva decolonial. Parte de uma narrativa oral, processada para uma escrita acadêmica, de um sujeito atravessado pelas experiências interculturais na educação escolar indígena Kaingang. O objetivo é discutir especificamente as características da educação Kaingang, que é inseparável da cosmologia desse povo indígena, e que deve inspirar as práticas na educação escolar indígena, como garantida constitucionalmente, de forma específica, diferenciada, bilingue e comunitária. Conclui-se que para isso, é necessário colocar a ideia da interculturalidade em prática e não como mero discurso. A escola Kaingang deve se basear no compartilhamento de saberes, onde o princípio da reciprocidade e a presença dos velhos se tornam fundamentais, devido à centralidade destes na transmissão cultural do povo Kaingang.
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Referências
FERREIRA KAINGANG, Bruno. O papel da escola nas comunidades Kaingang. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/2/browse?value=Ferreira%2C+Bruno&type=author. Acesso em: 14 ago 2024.
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