Cosmologia e Educação Kaingang

o papel dos velhos

Autores

  • Bruno Ferreira Kaingang Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2024v27n3p832

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, povo Kaingang, transmissão de saberes, gerações

Resumo

Este artigo se baseia na oralidade, forma como os povos indígenas têm transmitido seus saberes ancestralmente, numa perspectiva decolonial. Parte de uma narrativa oral, processada para uma escrita acadêmica, de um sujeito atravessado pelas experiências interculturais na educação escolar indígena Kaingang. O objetivo é discutir especificamente as características da educação Kaingang, que é inseparável da cosmologia desse povo indígena, e que deve inspirar as práticas na educação escolar indígena, como garantida constitucionalmente, de forma específica, diferenciada, bilingue e comunitária. Conclui-se que para isso, é necessário colocar a ideia da interculturalidade em prática e não como mero discurso. A escola Kaingang deve se basear no compartilhamento de saberes, onde o princípio da reciprocidade e a presença dos velhos se tornam fundamentais, devido à centralidade destes na transmissão cultural do povo Kaingang.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Ferreira Kaingang, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação; Professor Adjunto na Faculdade de Educação/UFRGS; Grupo de Pesquisa Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade (CNPq/UFRGS). 

Referências

FERREIRA KAINGANG, Bruno. O papel da escola nas comunidades Kaingang. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/2/browse?value=Ferreira%2C+Bruno&type=author. Acesso em: 14 ago 2024.

LUCIANO BANIWA, Gersem José dos Santos. Educação para o manejo do mundo: entre a escola ideal e a escola real. Os dilemas da educação escolar indígena no Alto Rio Negro. Rio de Janeiro: Contra Capa; Laced, 2013.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

KAINGANG, Bruno Ferreira. Cosmologia e Educação Kaingang: o papel dos velhos. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 832–851, 2024. DOI: 10.5433/1679-4842.2024v27n3p832. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/51255. Acesso em: 16 jan. 2025.