O sistema de ensino em Serviço Social Pós Bolonha. Uma visão crítica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v15n2p197Palavras-chave:
Education system, Bologna, Social WorkResumo
Este artigo tem como finalidade compreender numa perspetiva crítica o Ensino Superior em Portugal Pós Bolonha evidenciando o modo como o Serviço Social se adequou a este processo. Esta modificação no ensino superior teve alterações substantivas no que diz respeito à sua configuração, temporalidade e acesso. Os cursos de formação base ao nível das licenciaturas, que em Portugal eram de dez semestres passaram para seis e ou sete semestres. O acesso foi democratizado através de exames específicos para alunos maiores de 23 anos com experiencia profissional e sem percursos regular no ensino secundário. Este texto que agora se apresenta situa o sistema de ensino em Portugal e destaca o impato de Bolonha no ensino do Serviço Social. Nesse estudo de caso aferimos que esta política modificou o paradigma de ensino, agora centrado na formação ao longo da vida e valorização da experiência e que a diminuição dos anos formativos desvalorizou a formação e a profissão do Serviço Social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Irene Carvalho, Hélia Bracons Carneiro, Ana Paula Garcia, João Daniel Veiga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.





