O sistema de ensino em Serviço Social Pós Bolonha. Uma visão crítica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v15n2p197Palabras clave:
Education system, Bologna, Social WorkResumen
Este artigo tem como finalidade compreender numa perspetiva crítica o Ensino Superior em Portugal Pós Bolonha evidenciando o modo como o Serviço Social se adequou a este processo. Esta modificação no ensino superior teve alterações substantivas no que diz respeito à sua configuração, temporalidade e acesso. Os cursos de formação base ao nível das licenciaturas, que em Portugal eram de dez semestres passaram para seis e ou sete semestres. O acesso foi democratizado através de exames específicos para alunos maiores de 23 anos com experiencia profissional e sem percursos regular no ensino secundário. Este texto que agora se apresenta situa o sistema de ensino em Portugal e destaca o impato de Bolonha no ensino do Serviço Social. Nesse estudo de caso aferimos que esta política modificou o paradigma de ensino, agora centrado na formação ao longo da vida e valorização da experiência e que a diminuição dos anos formativos desvalorizou a formação e a profissão do Serviço Social.
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Derechos de autor 2025 Maria Irene Carvalho, Hélia Bracons Carneiro, Ana Paula Garcia, João Daniel Veiga

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