Território: conceito estratégico na assistência social
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v16n1p66Palavras-chave:
Território, Território Usado, Política Pública, Vulnerabilidade Social, Centro de Referência de Assistência Social,Resumo
Este artigo aborda a dimensão territorial na perspectiva da Política Pública de Assistência Social. Constrói-se, aqui, a ideia deste conceito como estratégico para a organização da Política de Assistência Social e que esta perspectiva exige novos olhares para compreenssão dos processos que levam diferentes grupos sociais a situações de vulnerabilidade e risco social. O conceito de território ultrapassa os limites da Geografia, mas nela deve apoiar-se para contruir uma perspectiva analítica e de intervenção que o tome como um campo de forças e relações sociais que se organizam em um espaço de vida com dinâmicos movimentos, em múltiplas escalas. O reconhecimento do território pode, ainda, ser tomado como estratégico para estabelecer diferentes prioridades no campo das políticas públicas, indo além de ações de localização de equipamentos públicos como os CRAS. Neste trabalho destacamos o território usado a partir da perspectiva de Milton Santos para construir uma análise que possa contribuir no crescente debate sobre este tema na área do Serviço Social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.