O sistema de ensino em Serviço Social Pós Bolonha. Uma visão crítica

Autores

  • Maria Irene Carvalho
  • Hélia Bracons Carneiro Assistente social, Docente da ULHT. Doutoranda em Serviço Social
  • Ana Paula Garcia Assistente social, docente da ULHT. Doutoranda em Serviço Social
  • João Daniel Veiga Assistente social. Investigador da ULHT

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v15n2p197

Palavras-chave:

Education system, Bologna, Social Work

Resumo

Este artigo tem como finalidade compreender numa perspetiva crítica o Ensino Superior em Portugal Pós Bolonha evidenciando o modo como o Serviço Social se adequou a este processo. Esta modificação no ensino superior teve alterações substantivas no que diz respeito à sua configuração, temporalidade e acesso. Os cursos de formação base ao nível das licenciaturas, que em Portugal eram de dez semestres passaram para seis e ou sete semestres. O acesso foi democratizado através de exames específicos para alunos maiores de 23 anos com experiencia profissional e sem percursos regular no ensino secundário. Este texto que agora se apresenta situa o sistema de ensino em Portugal e destaca o impato de Bolonha no ensino do Serviço Social. Nesse estudo de caso aferimos que esta política modificou o paradigma de ensino, agora centrado na formação ao longo da vida e valorização da experiência e que a diminuição dos anos formativos desvalorizou a formação e a profissão do Serviço Social.

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Biografia do Autor

Maria Irene Carvalho

Doutorada em Serviço Social, docente universitária, investigadora

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Publicado

30-07-2013

Como Citar

CARVALHO, Maria Irene; CARNEIRO, Hélia Bracons; GARCIA, Ana Paula; VEIGA, João Daniel. O sistema de ensino em Serviço Social Pós Bolonha. Uma visão crítica. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 197–220, 2013. DOI: 10.5433/1679-4842.2013v15n2p197. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/14908. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos