O sistema de ensino em Serviço Social Pós Bolonha. Uma visão crítica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v15n2p197Palavras-chave:
Education system, Bologna, Social WorkResumo
Este artigo tem como finalidade compreender numa perspetiva crítica o Ensino Superior em Portugal Pós Bolonha evidenciando o modo como o Serviço Social se adequou a este processo. Esta modificação no ensino superior teve alterações substantivas no que diz respeito à sua configuração, temporalidade e acesso. Os cursos de formação base ao nível das licenciaturas, que em Portugal eram de dez semestres passaram para seis e ou sete semestres. O acesso foi democratizado através de exames específicos para alunos maiores de 23 anos com experiencia profissional e sem percursos regular no ensino secundário. Este texto que agora se apresenta situa o sistema de ensino em Portugal e destaca o impato de Bolonha no ensino do Serviço Social. Nesse estudo de caso aferimos que esta política modificou o paradigma de ensino, agora centrado na formação ao longo da vida e valorização da experiência e que a diminuição dos anos formativos desvalorizou a formação e a profissão do Serviço Social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Serviço Social em Revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Serviço Social em Revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.