Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n1p149

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, Universidades paranaenses, Cursos de pós-graduação

Resumo

Considerando a importância dos letramentos acadêmicos como um conjunto de práticas sociais por meio das quais os significados culturais, as relações de poder e as relações de identidades sociais têm papel central para o desenvolvimento social e humano, este trabalho visa a apresentar ações e demandas dos cursos de pós-graduação de duas universidades paranaenses (UEL e Unespar) em relação a experiências desenvolvidas e necessidades referentes aos letramentos acadêmicos. Para tanto, pautamos nossos estudos na perspectiva dos Letramentos acadêmicos, conforme Lea e Street (1998). Os dados foram obtidos por meio de questionários dirigidos ascoordenadores/as e gestores/as de programas de pós-graduação das IES participantes do projeto. Os resultados iniciais mostram maior conhecimento de ações em prol dos letramentos acadêmicos em Língua Estrangeira do que em Língua Portuguesa. Além disso, os respondentes assinalaram a necessidade do desenvolvimento de ações relacionadas ao ensino de línguas e à compreensão e produção de gêneros acadêmicos (Resumos, Artigos, Apresentações orais) em língua estrangeira e em língua materna.

 

 

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; FRANCESCON, Paula Kracker; VIGNOLI, Jacqueline Sanches. Demandas dos Cursos de Pós-Graduação em Relação aos Letramentos Acadêmicos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 149–161, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n1p149. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41902. Acesso em: 26 dez. 2024.