Compreensão Leitora na Resolução de Problemas na Prova Brasil de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2019v22n1p88

Palavras-chave:

, Compreensão leitora, Resolução de Problemas, Prova Brasil.

Resumo

Dificuldade em compreensão leitora e resolução de problemas apresentada nos resultados das avaliações em larga escala pode estar em processos cognitivos basilares de leitura. Estudos sugerem a relação entre as habilidades de compreensão leitora e resolução de problemas matemáticos. Assumindo a compreensão leitora como preditora para a resolução de problemas, habilidade avaliada no teste de Matemática da Prova Brasil, os objetivosdeste artigo são apresentar a articulação entre leitura e resolução de problemas, considerando a dimensão cognitiva, e evidenciar a importância da automaticidade e da compreensão leitora para a resolução de problemas na Prova Brasil de Matemática. Analisamosos descritores de três tópicos da matriz de referência de Língua Portuguesa que indicam as habilidades de leituraem questões da Prova Brasil de um teste padronizado, elaborado com intuito de evidenciar a necessidade de o estudante ter desenvolvido os processos de compreensão leitora para obter sucesso na resolução de problemas matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIVAR, A.; SANTOS, C.; AIRES, L. M. Problemas e exercícios no ensino básico e secundário de Matemática. In: FAYOL, M.; TOOM, A; BIVAR, A.; SANTOS, C.; AIRES, LM. Fazer contas ajuda a pensar. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2010. p. 95-160.

CORREIA, Deolinda Varela Marques. Estudos experimentais sobre leitura e compreensão de problemas verbais de matemática. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Lisboa, 2013.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura. Porto Alegre: Penso, 2012.

ECHEVERRÍA, M. D. P. P. A solução de problemas em matemática. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 43-66, 1998.

ECHEVERRÍA, Maria del Puy Pérez; POZO, Juan I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. A solução de problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 1-12, 1998.

FUCHS, Lynn S. et al. Is word-problem solving a form of text comprehension? Scientific Studies of Reading, v. 19, n. 3, p. 204-223, 2015.

KINTSCH, Walter; RAWSON, Katherine. Compreensão. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles (Org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso Editora, 2013. p. 227-244.

KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto. 1989.

LABERGE, David; SAMUELS, S. Jay. Toward a theory of automatic information processing in reading. Cognitive psychology, v. 6, n. 2, p. 293-323, 1974.

LORENSATTI, Edi Jussara Candido. Linguagem matemática e Língua Portuguesa: diálogo necessário na resolução de problemas matemáticos. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009.

MACHADO, Alessandra Pereira Gomes; FREITAG, Raquel Meister Ko. Processamento da decodificação e da compreensão da leitura: consciência linguística e memória. Letras de Hoje, v. 54, n. 1, p, 2019.

MACHADO, Alessandra Pereira Gomes. Fluência em leitura oral e compreensão em leitura: automaticidade na decodificação para a compreensão leitora. 2018, 206 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.

MAYER, Richard E. A Capacidade para a matemática. In: STERNBERG, R. (Org.). As capacidades intelectuais humanas: uma abordagem em processamento de informações. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. p. 144-168.

OAKHILL, Jane; HARTT, Joanne; SAMOLS, Deborah. Levels of comprehension monitoring and working memory in good and poor comprehenders. Reading and writing, v. 18, n. 7-9, p. 657-686, 2005.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, p. 199-220, 1999.

ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Palestras de Encerramento do I SERP: Uma história da resolução de problemas no Brasil e Mundo. In: I Seminário em resolução de problemas (I SERP): múltiplos olhares sobre a resolução de problemas convergidos para a aprendizagem. Rio Claro-SP: UNESP, p.1-15, 2008.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, p. 212-231, 2005.

PERFETTI, Charles A.; LANDI, Nicole; OAKHILL, Jane. A aquisição da habilidade de compreensão da leitura. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles (Org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso Editora, 2013. p. 245-265.

PERFETTI, Charles; STAFURA, Joseph. Word knowledge in a theory of reading comprehension. Scientific Studies of Reading, v. 18, n. 1, p. 22-37, 2014.

PÓLYA, George. A arte de resolver problemas: Um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

PONTE, João Pedro da; QUARESMA, Marisa. O papel do contexto nas tarefas matemáticas. Interacções, v. 8, n. 22, 2012.

PORTO, Maria Augusta Rocha; FREITAG, Raquel Meister Ko; TEJADA, Julian. Silent reading time and reading aloud with young, older adults and elderly people. Letras de Hoje, v. 53, n. 1, p. 100-108, 2018.

SANTOS, C.; AIRES, LM. Fazer contas ajuda a pensar. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2010. p. 43-94.

SANTOS, Maria da Conceição Bastos Henriques dos. Competências em língua portuguesa e dificuldades de processamento em matemática. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras. Coimbra, Portugal, 2009.

SCHOENFELD, Alan H. Expert and Novice Mathematical Problem Solving. Final Project Report and Appendices BH. 1982.

SCHROEDER, Thomas L.; LESTER, Frank K. Developing understanding in mathematics via problem solving. New directions for elementary school mathematics, p. 31-42, 1989.

SMITH, Frank. Understanding reading: A psycholinguistic analysis of reading and learning to read. Routledge, 2004.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignêz (org). Ler, Escrever e Resolver Problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre-RS: Artmed, 2001.

Publicado

2019-07-04

Como Citar

MACHADO, Alessandra Pereira Gomes; MATOS, Andréa Maria dos Santos. Compreensão Leitora na Resolução de Problemas na Prova Brasil de Matemática. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 88–113, 2019. DOI: 10.5433/2237-4876.2019v22n1p88. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/36394. Acesso em: 29 nov. 2024.