Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2019v22n1p159Palavras-chave:
Referenciação, Multimodalidade, Anúncio publicitário.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a construção do referente “veículo” em anúncios publicitários, propondo uma interface entre Referenciação e Multimodalidade. Para isso, segue a abordagem sociocognitivo-discursiva de Referenciação (cf. Cavalcante, 2011, 2012 e 2015); Koch, 2004, 2015) e utiliza, como fundamentação sobre a Multimodalidade, a Gramática do design visual (GDV). Analisa, por meio da metafunção composicional, formada pelas subcategorias valor da informação, saliência e framing, a construção referencial em quatro anúncios publicitários de veículos. Diante das análises realizadas, conclui que as categorias saliência e framing ocorrem de forma complementar na construção do Referente, tornando-se, de certo modo, redundantes, pois aquilo que é disposto na imagem como elemento desconectado e, portanto, funcionando de forma independente, coincide com aquilo que é evidenciado, posto em posição destacada, na maioria das vezes, centralizado na imagem. Especificamente, quanto ao gênero discursivo analisado, percebe-se que o referente “veículo” é o núcleo da informação visual, confirmado pelo efeito de apagamento sofrido pelos elementos ao fundo. Os resultados obtidos apontam que a composição visual mantem relação direta com a construção do Referente.
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