A Contrapalavra em Processos de Revisão e de Reescrita
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n3p208Palavras-chave:
Contrapalavra, Revisão e reescrita, Resumo escolar.Resumo
Neste estudo, objetivamos investigar como a contrapalavra configura-se nos discursos escritos de alunos e como os processos de revisão e de reescrita podem contribuir para a sua manifestação nos textos produzidos em situação de ensino. Para tanto, pautamo-nos na concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2010), bem como nas discussões acerca dos processos de revisão e reescrita (MENEGASSI, 1998; JESUS, 2004; RUIZ, 2010). No estudo, analisamos o processo de produção textual escrita do gênero discursivo resumo, realizadas por estudantes do Ensino Fundamental II, considerando: a) as orientações presentes no comando de produção; b) a primeira versão do texto do estudante; c) as correções efetuadas no processo de revisão docente; d) a segunda versão do texto produzido. Com a análise, pudemos verificar as transformações de “palavras alheias” em “palavras minhas” no processo de produção textual e as contribuições das correções da professora à produção dos alunos e à manifestação de contrapalavras nos resumos.Downloads
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