Storytelling: fenômeno da era da liquidez

Autores

  • Adenil Alfeu Domingos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Bauru

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n1p93

Palavras-chave:

Storytelling, Comunicação, Marketing,

Resumo

Pretende-se abordar aqui o storytelling como fenômeno de comunicação da era da liquidez. O objetivo é entendê-lo como um instrumento de ação da linguagem sobre sujeitos, nas esteiras de Salmon. Trata-se de uma máquina de fabricar e formatar pensamentos. Ao ultrapassar a simples informação, o storytelling tornou-se um discurso persuasivo, levando o receptor a repensar suas crenças e hábitos. Na mídia, assim, toda boa história tornou-se, rapidamente, um fenômeno de transtorytelling e até cursos de produção de narrativas para a mídia começam a pulular pelo país.

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Biografia do Autor

Adenil Alfeu Domingos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Bauru

Possui graduação em Letras Vernáculas e Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade de Marília (1978), graduação em Formação de Professores Primários - Colégio Estadual e Escola Normal Estadual Benedito Gebara de Duartina (1967), mestrado em Teorias da Literatura e Literaturas Comparadas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986) e doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparadas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

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Publicado

2008-07-15

Como Citar

DOMINGOS, Adenil Alfeu. Storytelling: fenômeno da era da liquidez. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 93–109, 2008. DOI: 10.5433/2237-4876.2008v11n1p93. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3085. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos