O trabalho com o gênero carta pessoal na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n3p328Palavras-chave:
Gêneros textuais, Carta pessoal, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O presente artigo aborda sobre o processo de escrita da carta pessoal por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Em um primeiro momento, tecemos reflexões sobre os gêneros textuais como estratégia para o ensino da escrita, e, em seguida mais especificamente expomos sobre a carta pessoal. Os nossos aportes teóricos constituíam-se de obras como Antunes (2003,2009), Cavalcante (2013), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2002; 2008; 2010) e Oliveira (2014). A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, na qual utilizamos a pesquisa participante, fazendo uso da observação participante e da roda de conversa. Foram colaboradores da pesquisa 05 estudantes da Educação de Jovens e Adultos, sendo 04 do sexo feminino e 01 do sexo masculino. Os resultados das análises apontaram que, a produção escrita da carta pessoal elaborada por meio da sequência didática desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), possibilitou aos participantes da pesquisa a aquisição de conhecimentos linguístico-discursivos necessários à construção do gênero carta pessoal, bem como contribuiu para o reconhecimento e, ao mesmo tempo, para a superação das principais dificuldades por eles apresentadas durante o processo de escrita da carta pessoal.Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
OLIVEIRA, Maria do Socorro. Projetos de letramento e formação de língua materna. / Maria do Socorro Oliveira, Glícia Azevedo Tinoco, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos. – Natal: EDUFRN, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Signum: Estudos da Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.