A linguagem infantil como processo de interação e interlocução verbal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p40

Palavras-chave:

Pensamento e linguagem, interação verbal, dialogismo,

Resumo

Partindo da premissa de que todos os campos da atividade humana se conectam pela linguagem, de que o emprego da língua se realiza sob a forma de enunciados num processo de interlocução discursiva, este trabalho analisou a linguagem e seu processo de constituição, não apenas como ato de comunicação entre um emissor e um receptor, mas como uma ação marcada por uma estrutura dialógica. Desse modo, o trabalho teve como objetivo compreender a constituição da linguagem da criança como um processo de interação verbal e intrapsíquico, por meio de observações de situações de diálogos entre adultos e crianças sob a perspectiva sócio-histórica. Para isso, realiza-se uma pesquisa de campo, com doze crianças entre 3 e 4 anos e duas professoras da turma do Maternal III, da Educação Infantil, de uma escola da rede privada de ensino, da cidade de Lavras, MG.  A pesquisa embasou-se na Teoria da Enunciação de Bakhtin e na abordagem Histórico-cultural de Vygotsky, para compreender o processo de desenvolvimento da linguagem infantil. O estudo aponta a criança como sujeito consciente e atuante de sua cultura a partir das relações sociais concretamente estabelecidas, sobretudo com o outro mais experiente.

 

Biografia do Autor

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela FE/UNICAMP. 

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.

Leryanne Cristtiny Monteiro de Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Lavras

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; OLIVEIRA, Leryanne Cristtiny Monteiro de. A linguagem infantil como processo de interação e interlocução verbal. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 40–64, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n3p40. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/26771. Acesso em: 3 jul. 2024.