Aula de Língua Portuguesa: nas malhas do des-encontro enunciativo entre professor e aluno

Autores

  • João de Deus Leite Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p321

Palavras-chave:

, Enunciação, Subjetividade, Ensino

Resumo

Com base nas teorizações de Benveniste (1958, 1968 e 1970), vamos enfocar a sala de aula a partir de uma perspectiva enunciativa. Diferentemente de alguns modelos teóricos que apostam que a relação discursiva entre professor e aluno(s) é completa e totalizante, iremos mostrar teórico-analiticamente que as enunciações faladas entre eles fazem aparecer um desencaixe constitutivo. Assim, concebendo a sala de aula, como uma instância discursiva, mostraremos que essa instância figura como lugar de (re)criação contínua de saberes. Os saberes não estão desde já aí, cabendo ao professor (re)inventá-los. E essa (re)invenção, dada a sua natureza enunciativa, acontece em mo(vi)mentos temporais e espaciais singulares. Além disso, os efeitos das enunciações faladas que o professor traz ao(s) aluno(s), e vice-versa, não são controláveis nem previsíveis. Esses efeitos acabam pôr expor o professor a uma complexa relação com o seu objeto de trabalho, no caso a Língua Portuguesa. A partir de duas Cenas Enunciativas, mostraremos que a posição discursivo-enunciativa de professor se acentua, de maneira que o professor se lança à abordagem do texto, elaborando mo(vi)mentos de leitura e de interpretação a partir da associação entre saberes. O professor produz ficção com o texto, já que ele constrói diferentes cenários para a sua abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João de Deus Leite, Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína

Graduou-se, no Curso de Letras/Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e pós-graduou-se, em nível de mestrado (2010) e de doutorado (2015), pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem trabalhado, neste momento específico de sua produção acadêmica, a relação teórico-analítica acerca da tríade: Discurso pedagógico, identidade/identificação, sujeito (enfocando a posição discursivo-enunciativa de professor). É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS) e do Grupo de Estudos em Línguagem e Psicanálise (GELP). Realizou, como atividade integrante de seu doutoramento, Estágio Sanduíche no Exterior no Instituto Politecnico de Leiria (IPL) sob a orientação da Profa. Dra. Susana Nunes e do Prof. Luís Felipe Tomás Barbeiro.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

LEITE, João de Deus. Aula de Língua Portuguesa: nas malhas do des-encontro enunciativo entre professor e aluno. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 321–345, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p321. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23065. Acesso em: 23 dez. 2024.