A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p153Palavras-chave:
Língua Portuguesa. Avaliação em Larga Escala. Mídia.Resumo
Na perspectiva hegemônica do Estado Avaliador, as avaliações em larga escala - ou avaliações de sistemas educacionais - têm assumido o protagonismo na condução das políticas e na atual composição da agenda educacional. Diante desse papel central, o tema das avaliações em larga escala tem merecido constante atenção da mídia, expressa em notícias e reportagens que apresentam informações e manifestam opiniões sobre o assunto. Com base nessa reflexão, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, assentada na categorização e exame de 87 produtos midiáticos veiculados nos três principais semanários de circulação nacional (Revistas Veja, Isto É e Época), no recorte temporal de 2001 a 2011. O objetivo precípuo da pesquisa vincula-se ao mapeamento da repercussão da língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala, expresso nos produtos midiáticos selecionados. O que se publicou sobre as avaliações em língua portuguesa? Como a área foi apresentada e representada pelos semanários? Os elementos empíricos apontam que a língua portuguesa foi tratada como ponto principal das avaliações de sistema, sendo considerada a peça-chave das avaliações estandardizadas os distintos níveis de ensino merecendo, nos produtos midiáticos examinados, status de protagonista e responsável direta pelos resultados aferidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Valdocir Antonio Esquinsani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










