Gênero textual como objeto de ensino: uma proposta de didatização de gêneros do argumentar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p135Palabras clave:
Gênero textual, sociointeracionismo discursivo, argumentaçãoResumen
Com base no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART: 1999; 2003), as condutas humanas são mediadas e organizadas pela linguagem. Nessa perspectiva, a linguagem é uma forma de ação, que se realiza no discurso socialmente situado e partilhado, por meio dos gêneros textuais. Tendo como suporte teórico a noção de gênero (BAKHTIN, 2003), reinterpretada pelo viés teórico-metodológico de Bronckart (1999) e Dolz & Schneuwly (2004), que situam o gênero textual como objeto de ensino, o presente artigo apresenta uma discussão sobre as capacidades de linguagem envolvidas na produção textual em práticas de leitura, escrita e oralidade, e propõe um modelo de didatização para o desenvolvimento dessas capacidades, com foco em gêneros do argumentar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.